Alunos da Residência em TI do Nuplam realizam workshop para apresentação de projetos

Encontro teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da plataforma SigNuplam
22-08-2019 / ASCOM
Residência

Alunos do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI) junto ao Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam/UFRN) participaram de um workshop, na manhã desta última terça-feira (20), para apresentarem o andamento dos projetos desenvolvidos no âmbito do programa.

Com exibição dos progressos obtidos pela residência promovida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o workshop também avaliou o desenvolvimento da plataforma SigNuplam, sistema integrado cujo objetivo é informatizar os processos que envolvem o controle de produção de medicamentos.

A mostra dos trabalhos foi dirigida ao diretor do Nuplam, professor Carlos Lima e a sua vice-diretora, Lourena Mafra, recebendo a mediação do diretor de Tecnologia da Informação do IMD, professor Itamir Barroca, e a colaboração dos professores do Instituto, Jair Leite e Nélio Cacho.

Além destes, também estava presente uma equipe de colaboradores do Nuplam, que, ao final do workshop, apontou suas considerações em relação a apresentação dos residentes, que somam 15 ao todo.

Apresentações

O workshop contou com a apresentação de sete grupos de residentes, que dividem-se na elaboração dos seguintes módulos para o SigNuplam: recursos humanos, gestão de manutenção, controle de qualidade, garantia de qualidade, produção de medicamentos e arquitetura do sistema, sendo este último conduzido por dois grupos.

O professor Carlos Lima destaca a importância do workshop como sendo um momento para avaliar o que já foi desenvolvido e delinear os passos seguintes.

“Como administrador do Nuplam, eu me sinto perfeitamente satisfeito com o que eu vi. Agora, nosso próximo passo é pensar na aplicabilidade daquilo que foi apresentado, qual a utilidade plena que nós vamos dar, qual a interface que aquele módulo vai fazer com os demais que estão sendo apresentados, entre outras questões. Ou seja, colocamos uma ‘pitada’ de desafio para cada um dos segmentos que foram apresentados”, considera o diretor do Nuplam.

Já o diretor Itamir Barroca avalia as apresentações como positivas, sobretudo por levar em consideração o tempo de execução do programa de residência, que iniciou-se há seis meses.

“Avaliamos as apresentações como um sucesso, uma vez que ainda estamos elaborando a primeira versão da plataforma, que já contempla alguns módulos a serem utilizados pela gestão do Nuplam, como recursos humanos, parte de manutenção, almoxarifados, entre outros”, aponta.

Residência

Além do Nuplam, o IMD também possui programas de residência em TI em parcerias com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), a Justiça Federal (JF-RN) e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). O objetivo dessas parcerias é qualificar os alunos por meio do desenvolvimento de projetos reais em TI, ao mesmo tempo em que incentiva o trabalho de inovação tecnológica nos órgão e instituições parceiras.

Já a residência no Nuplam tem por objetivo principal, além de fornecer a capacitação aos alunos, promover a inovação e o desenvolvimento da plataforma SigNuplam, que informatizará de forma integrada todos os processos de produção de medicamentos.