17 set 2019/ ASCOM

IMD recebe comitiva alemã e apresenta Parque Tecnológico e atividades de ensino

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), recebeu, na manhã de hoje (17), uma comitiva alemã formada pelo cônsul Honorário da Alemanha no RN, Azel Geppert, e membros da RLP AgroScience que teve como principal intuito estreitar laços com o país no desenvolvimento do projeto Smart City.

A iniciativa – desenvolvida em parceria com a Federação das Indústrias do RN (FIERN/RN), Federação do Comércio (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Prefeitura do Natal – propõe desenvolver ações institucionais com a Alemanha, especialmente na criação de intercâmbios e estabelecimento de parcerias com empresas do país.

Para conduzir o momento, esteve presente o vice-diretor do IMD, professor Adrião Duarte, além do diretor do Parque Metrópole Digital, Adriano Cruz, e demais docentes do IMD. Representando o Estado da Renânia Palatinado, participou o coordenador do departamento de cooperação internacional e marketing do Ministério de Economia, Jürgen Weiler.

Apresentação

Durante o encontro, foi apresentado o Instituto Metrópole Digital, momento em que foram abordados seus desafios, missão e história.

Além disso, durante a palestra conduzida pelo professor Adriano Cruz, foi apresentada toda a infraestrutura do IMD, além de seus projetos e atividades de educação, como pós-graduação, cursos técnicos e de graduação em Tecnologia da Informação (TI).

Em seguida, também foi discutida a plataforma Fireware, aplicação de georreferenciamento desenvolvida na Alemanha que facilita o desenvolvimento e a operacionalização de softwares específicos para cidades inteligentes.

Também foram apresentados aos representantes alemães o Parque Tecnológico e sua incubadora Inova Metrópole, abordando temas como processos de incubação e pré-incubação, incentivos fiscais, entre outros.

Visita

Para concluir a visita, os participantes foram apresentados ao data center do Instituto. Na ocasião, o diretor de TI Itamir Barroca explicou sobre suas funcionalidades e sua importância para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas acadêmicas.

Além disso, os visitantes conheceram uma das empresas incubadas da Inova Metrópole, a Void3D, momento em que os alemães puderam prestigiar o trabalho desenvolvido pela startup e trocar ideias com seus empreendedores.