IMD sedia encontro de programadores Python neste sábado

Evento contará com palestras e debates sobre a linguagem de programação. Inscrições abertas
03-12-2019 / ASCOM
Evento Programação

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) sediará, no próximo dia 07 (sábado), o Python Day, encontro de usuários e demais interessados na utilização da linguagem de programação Python para o desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação (TI).

O evento – cujas inscrições podem ser feitas por meio do link – é promovido pelo Grupy-RN, comunidade de programadores do Rio Grande do Norte adeptos à linguagem Python, e tem como principal objetivo reunir usuários da tecnologia em um dia de troca de experiências, palestras e debates.

“Temos uma comunidade com um número expressivo no Estado. O Grupy, por exemplo, reúne mais de 600 programadores Python, cujo principal intuito é promover um ambiente inclusivo a todos os que desejam saber mais sobre a ferramenta”, conta o professor Leonardo Bezerra, docente do IMD que apoia o grupo.

O evento terá início às 7h, com o credenciamento, e seguirá até as 14h40. As atividades acontecerão na sede do IMD, localizada na Av. Capitão Mor Gouveia. A entrada é gratuita.

Palestras

O Python Day contará com uma série de debates e palestras, que visam informar os participantes sobre diferentes aspectos da linguagem de programação. Uma delas será conduzida por Leonardo Bezerra, que aproveitará a oportunidade para falar sobre aplicações associadas a Python.

“Na palestra, vou falar sobre resolução de problemas por meio da Python. Enquanto professor, tenho ministrado disciplinas sobre esse assunto e, na apresentação, vou mostrar como essa ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento de diferentes tecnologias”, explica o docente.

Outra apresentação será conduzida por Gabriela Cavalcante, estudante do Bacharelado de TI (BTI). Na ocasião, serão abordados os resultados de uma pesquisa sobre a Câmara dos Deputados, em que, por meio da linguagem Python, foram levantados dados analíticos do que tem sido debatido entre os parlamentares neste semestre.

Além desses, o Grupy promoverá debates sobre uma série de outros temas, como desenvolvimento seguro, criação de APIs e microsserviços, entre outros. Toda a programação do evento está disponível aqui.

Python

Criada especialmente para produzir bons códigos de programação e de fácil usabilidade, Python é uma ferramenta que tem sido utilizada cada vez mais por profissionais e desenvolvedores de soluções de TI.

Em todo o mundo, grandes empresas como Amazon, Google e Microsoft consideram a ferramenta como ideal para o desenvolvimento de softwares e outras soluções, fator que tem atraído cada vez mais adeptos.

O Grupy-RN, por exemplo, já realizou, desde o ano passado, mais de 20 encontros, sediados em instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN-RN), além do IMD.