Curso de Robótica educacional voltado para jovens entre 10 e 18 anos abre inscrições

Iniciativa faz parte do Projeto Include e aulas, gratuitas, acontecem na Escola do Sesc (Potilândia)
10-02-2020 / ASCOM
Extensão

Estão abertas até o dia 24 de fevereiro as inscrições para participar do Curso de Robótica do Projeto Include, ação social realizada pelo Instituto Campus Party em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e outros setores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com foco na inclusão tecnológica, a inciativa também conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN) e tem por objetivo promover cursos e oficinas gratuitas em diversas áreas do campo da Tecnologia da Informação (TI), ao mesmo tempo em que possibilita a inclusão tecnológica de estudantes de famílias de baixa renda – público-alvo do projeto.

As inscrições para o curso são gratuitas, e devem ser realizadas por meio deste link. Nesta edição, o projeto oferta 75 vagas, sendo 25 destas voltadas aos alunos da Escola do Sesc – localizada no bairro de Potilândia e sede das atividades do curso  – e as outras 50 destinadas a jovens das comunidades vizinhas.

Para candidatar-se, é necessário que o interessado possua idade entre 10 e 18 anos. Além disso, o processo de seleção dará prioridade àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que residam nos bairros vizinhos à UFRN.

Ensino

O curso é realizado seguindo o formato de um laboratório, cuja finalidade é incluir os jovens participantes no meio tecnológico por meio de aulas teóricas e práticas sobre robótica educacional.

Ao todo, serão formadas três turmas de 25 alunos cada, distribuídos entre os turnos da manhã (nas segundas e quartas-feiras), tarde (terças e quintas-feiras) e noite (quartas e sextas-feiras).

O curso terá duração de quatro meses e será ministrado por estudantes de graduação da UFRN oriundos de áreas interdisciplinares, que atuarão como bolsistas no Projeto Include. Para esta edição, o Projeto prevê o início das aulas para o mês de maio, estendendo-se até o mês de agosto deste ano.