Seleção oferece subvenção de até R$ 15 milhões para empresas com tecnologias de combate ao Covid-19

Processo seletivo operacionalizado pela Finep tem inscrições abertas até o dia 22 deste mês
18-06-2020 / ASCOM
Empreendedorismo Edital

Empresas e startups vinculadas ao Parque Tecnológico, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), estão com uma oportunidade de receber recursos financeiros em troca do desenvolvimento de Tecnologia da Informação (TI). O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está com um edital aberto para Subvenção Econômica à Inovação de até R$ 15 milhões.

 

A seleção visa auxiliar financeiramente instituições que criem soluções inovadoras para a prevenção, mitigação e identificação do novo Coronavírus (Covid-19). Para isso, propõe-se o desenvolvimento de projetos baseados em nanotecnologia, Internet das Coisas, Inteligência Artificial (IA), biologia de sintética, entre outros campos. Os interessados têm até o dia 22 deste mês para enviarem as propostas por meio do link.

 

Articulado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o processo apoiará projetos vinculados a áreas como serviços remotos de saúde, controle e previsão de disseminação do vírus, robôs colaborativos para auxílio de atividades hospitalares, ferramentas e produtos para redução e prevenção do contágio, entre outras previstas no edital.

 

Os recursos previstos para a subvenção são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e serão destinados para apoiar atividades como desenvolvimento e aprimoramento de produtos, prototipagem e patenteamento. Segundo as deliberações do certame, são elegíveis empresas de qualquer porte, desde que atendam a condições específicas previstas no certame.

 

Seleção

 

Cada candidato só poderá lançar apenas uma proposta. A seleção consistirá em duas etapas: uma para habilitação e outra para análise de mérito. Na primeira, que acontecerá ainda este mês, são pré-selecionados os candidatos que atenderem aos critérios formais, como elegibilidade, atendimento aos valores limites do edital, entre outros requisitos.

 

Já na etapa de análise de mérito, os candidatos serão avaliados segundo uma série de critérios, como grau de inovação, risco tecnológico, estágio de desenvolvimento de produto ou processo e qualificação beneficiária. A seletiva acontecerá até 20 de julho e, após três dias, acontecerá a divulgação dos resultados finais.

 

Para a inscrição, as instituições proponentes deverão encaminhar, via Formulário de Apresentação de Proposta (FAP), documentos como Contrato ou Estatuto Social, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), Balanço Patrimonial (BP), entre outros.