Projeto Obama desenvolve “trilhas de aprendizagem” para ferramentas do Google Education

Objetivo é contribuir para o uso de instrumentos digitais acessíveis para ensino remoto emergencial
29-06-2020 / ASCOM
Tecnologias Educacionais Obama

O Projeto Obama (Objetos de Aprendizagem para Matemática), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), desenvolveu uma série de tutoriais para ajudar professores e estudantes a utilizarem as ferramentas do Google for Education.

O material, denominado “Trilhas de Aprendizagem”, está disponível para qualquer interessado neste link e visa contribuir para o uso de instrumentos digitais acessíveis para a educação a distância, levando-se em conta as necessidades impostas pela pandemia de Coronavírus.

O Google for Education oferta para os usuários as ferramentas Sala de Aula, Meet, Gmail e Formulários, que auxiliam nas práticas pedagógicas com componentes virtuais. Os tutoriais criados pelo Obama, no formato de Trilhas de Aprendizagem, são dicas para seguir um caminho e conhecer as principais funcionalidades dessas soluções.

Inicialmente, as ferramentas eram implementadas para dar suporte no desenvolvimento de experiências híbridas de ensino e de aprendizagem ou inseridas na modalidade de Educação a Distância (EaD). No contexto de isolamento social, no entanto, a importância de se implementar o Ensino Remoto Emergencial intensificou a demanda de adoção dessas soluções para interação entre docentes e discentes.

A ideia de desenvolver os tutoriais das Trilhas de Aprendizagem também levou em conta a popularidade dos serviços do Google e a ampla adoção dos serviços GSuíte (conjunto de serviços de produtividade do Google), pelas escolas, para professores e alunos.

Obama

O Obama funciona como projeto interdisciplinar do IMD, aberto a receber estudantes de qualquer área do conhecimento, e atualmente envolve mais de 20 alunos de graduação dos cursos de Pedagogia e do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), bem como discentes de pós-graduação, e professores da Educação Básica.

A plataforma estruturada pelo Projeto funciona como um repositório de Objetos de Aprendizagem (OAs), principalmente jogos digitais, que têm por objetivo auxiliar o professor no ensino da Matemática. Pensada para atuar em qualquer contexto – seja no setor público ou privado – a plataforma oferece acesso gratuito, reunindo mais de 500 objetos de aprendizagem cadastrados e mais de mil usuários ativos.