Entidades entregam modelo de "Cidade Inteligente" aos candidatos à Prefeitura de Natal

Documento reúne ações em 11 áreas sensíveis em prol do desenvolvimento da cidade
22-10-2020 / ASCOM
Cidades Inteligentes Comunidade

Coletar dados sobre as atividades locais e otimizar o aproveitamento de recursos no ambiente usando tecnologia para melhorar a qualidade de vida local. Este é o conceito de cidades inteligentes (smart cities), que usam grandes bancos de dados para planejar o espaço urbano e permitir um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis pelos gestores. Com a chegada de mais um pleito eleitoral, instituições locais representativas da indústria, do comércio, do setor acadêmico e de apoio ao empreendedorismo uniram-se para apresentar propostas aos candidatos à Prefeitura de Natal a fim de tornar a capital potiguar uma smart city.

O documento “Natal Cidade Inteligente - Prefeitura Aberta e Cidadão Participante”, assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Indústrias do Estado (FIERN), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO/RN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN), aponta para 11 áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da cidade, estimulando a inteligência municipal através do investimento, uso e absorção cultural de tecnologias. Desde a saúde pública passando pela economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança até tecnologia e urbanismo.

Os desafios trazidos pelo ano de 2020 - através de um fato inesperado: a pandemia da COVID-19 - e novos desafios que poderão surgir, oportunizam novos modelos de gestão. “O uso da TI na gestão de estados e munícipios pode trazer enormes benefícios no enfrentamento de tais desafios”, destaca o diretor do IMD, Ivonildo Rego. “O conceito de Cidades Inteligentes torna-se fundamental para o debate público nesse momento, de modo a se pensar em políticas públicas urbanas que estejam de acordo com os desafios trazidos pelo Século 21, e que empreguem de maneira consistente as ferramentas cujo desenvolvimento é oportunizado por nossa época”, enfatiza.

Concentrando 27% do PIB da indústria potiguar, o objetivo da proposta é tornar Natal ainda mais atrativa para novos investimentos do setor. Para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, a adoção de uma gestão baseada em dados é um estímulo a implantação e migração para a Indústria 4.0. “As cidades inteligentes são pioneiras na implantação da indústria 4.0, pois há uma cultura de fomento ao empreendedorismo, à conectividade, à inovação. Além de permitir a adoção de novas medidas de gestão baseada em dados e também participação mais ativa da sociedade civil”, destaca o presidente da FIERN, Amaro Sales.

Ele destacou ainda que o modelo pode ser expandido para as demais prefeituras do estado. “A adoção de medidas que estimulem o uso de energias renováveis, como a eólica e a fotovoltaica, também é uma forma de estimular a vinda de mais empresas e investimentos deste setor aqui”, explica.

Com um histórico de parceria com o IMD e o estado alemão da Renânia-Palatinado no projeto RN Inteligente - para uso da tecnologia como apoio à gestão estratégica há mais de uma década -, a Fecomércio ressalta a importância da parceria entre as entidades e o compromisso dos futuros gestores para a viabilidade da proposta Natal Cidade Inteligente.

Natal ainda tem no Comércio, nos Serviços e no Turismo seu principal pilar econômico (os segmentos respondem mais de 70% do PIB da capital). Por isso, o presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, destaca o quanto as atividades podem ser beneficiadas com este modelo moderno de gestão. “Recebemos com muita satisfação o convite do IMD para colaborar com esta iniciativa, na qual temos reconhecido know-how, sobretudo em virtude de nossas parcerias com a Alemanha. Podemos e vamos contribuir fornecendo estudos e projetos que possam potencializar investimentos. O compromisso dos futuros gestores com este modelo é crucial porque ele tem um enorme potencial para alavancar a nossa economia e trazer, a reboque, o tão desejado desenvolvimento social”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Entre os pontos citados na proposta encaminhada aos candidatos à Prefeitura de Natal está o uso de tecnologia para integração de dados e o incentivo a implantação de empresas da área e economia criativa, além de parques tecnológicos e incubadoras. Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a adoção de um modelo de Cidade Inteligente é uma iniciativa que certamente vai gerar desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, tendo como aliados os próprios cidadãos.

“Creio que o maior desafio de um prefeito é iniciar uma gestão municipal moderna e sustentável, contando apenas com os recursos e infraestrutura já existentes. Por essa razão, considero essencial o investimento em inovação e tecnologia, a fim de que o gestor público possa transformar a realidade difícil de um município, que muitas vezes tem contrastes sociais e problemas de infraestrutura que impactam negativamente na vida dos seus munícipes”, afirma Zeca Melo.

Confira os pontos abordados na proposta Natal Cidade Inteligente:

  • Governança

Gestão Integrada do Território

Transparência e Dados Abertos

  • Tecnologia

Conectividade e Inclusão Digital

Integração de Dados

  • Urbanismo

Lei do Plano Diretor Estratégico Municipal

Implementar tecnologias colaborativas com o objetivo

  • Educação

Competências Tecnológicas

Dispositivos para Estudantes

  • Empreendedorismo

Empresas de Tecnologia e

Economia Criativa

Parques Tecnológicos e Incubadoras

  • Economia

Desenvolvimento de Mercados

Contribuir para o desenvolvimento de

  • Mobilidade

Modais Compartilhados Eficientes

Mobilidade Integrada

  • Saúde

Atendimento Inteligente e Integrado

Telemedicina Inteligente e Saúde Digital

  • Meio Ambiente

Pesquisa e Mapeamento de Áreas Verdes

Coleta e tratamento de resíduos

  • Energia

Incentivo a Energias Renováveis

Redes Inteligentes

  • Segurança

Integração do sistema de Segurança Pública

 

SERVIÇO

  • Coletiva de Imprensa para apresentação da Proposta Natal Cidade Inteligente

Data: 29 de outubro de 2020

Horário: 14h30

Local: Hotel Escola Senac Barreira Roxa

 

Representantes:

- Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae

- José Daniel Diniz Melo, Reitor da UFRN

- José Ferreira de Melo Neto, diretor Superintendente Sebrae – RN

- Amaro Sales de Araújo, Presidente da FIERN

 

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitários, informamos que só será permitida a entrada de duas pessoas por veículo e que é obrigatório o uso da máscara.

 

  • Live técnica aberta ao público

Data: 29 de outubro de 2020

Local: Youtube IMD - Com transmissão nos perfis das instituições parceiras

Horário: 19h

Mediador: Marcelo Milito – Coordenador de Programas e Projetos Institucionais do Senac RN

 

Participantes:

- Frederico Lopes - Instituto Metropole Digital, Professor e Coordenador do Smart Metropolis

- Silvio Bezerra – Presidente da ECOCIL e do Sinduscon RN

- Jane Roberta de Assis Barbosa - Departamento de Geografia (DGE/UFRN) e Professora Adjunta