Metrópole Digital

24 ago 2021/ ASCOM

Professor do IMD participa de evento nacional sobre 5G e tecnologias na Saúde

O professor e diretor de TI do Instituto Metrópole Digital, Itamir Barroca Filho, é um dos convidados da próxima edição do Claro Meetup, na quinta-feira (26), às 18h30. O evento de abrangência nacional tratará do tema “Tecnologia 5G e Edge Computing: a transformação na Saúde”, e acontece no canal da Claro Brasil no Youtube.

Promovido pelo beOn Claro, o hub de inovação da empresa no Brasil, o evento também vai contar com o vice-presidente da Ericsson Brasil, Tiago Machado, com o gerente de inovação aberta do InovaHC, um hub de inovação ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da USP, Ivisen Lourenço, e com a Engenheira, Tech e Inovação de Redes na Claro, Raquel Aguiar.

A escolha do tema do evento está relacionada à proximidade da chegada do 5G no Brasil e ao fato de que a Claro será uma das frentes de implantação da tecnologia no país. “A ideia é fazer uma discussão da aplicabilidade do 5G e Edge Computing na inovação em saúde”, conta Itamir Barroca.

O professor do IMD também é coordenador do Projeto Sigsaúde, que desenvolve uma plataforma computacional integrada voltada à melhoria da gestão de processos e otimização de dados clínicos de todas as unidades de saúde da UFRN, para fins de pesquisa e formação acadêmica.

Além disso, Itamir Barroca também é CRO da startup NUT, responsável pelo desenvolvimento da Plataforma de Assistência Remota (PAR), ferramenta desenvolvida pela empresa que funciona para acompanhar os sinais vitais de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), fornecendo dados, via aplicativo de celular e em tempo real, aos médicos.