Parque Metrópole celebra aniversário hoje com apoio de instituições parceiras

Entidade tem se esmerado na busca de atuação conjunta com setores público e privado

O Parque Tecnológico Metrópole Digital comemora nesta terça-feira (24), em evento online em seu canal no Youtube às 18h, seus quatro anos de existência e, em virtude da data, representantes de diversas instituições dos setores público e privado, que atuam em parcerias junto à entidade, celebraram o seu aniversário e destacam sua importância para o ecossistema de empreendedorismo e inovação do estado.

Segundo, por exemplo, o presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec) da Fiern, Djalma Barbosa, o Parque Metrópole reúne ferramentas que exprimem exatamente o que há de mais moderno no quesito da inovação e ciência tecnológica.

O Parque, na verdade, é um grande ator e talvez um dos maiores fomentadores do conhecimento e estímulo à inovação empreendedora. Eu não enxergo de outra forma. Se olharmos ‘friamente’, o Rio Grande do Norte não tinha nada parecido até alguns anos atrás, mas hoje temos o Metrópole Digital, que é referência graças à reunião de talentos de sua equipe”, enfatiza Barbosa.

Atualmente o Parque Metrópole reúne em sua área 73 empresas credenciadas, mil empregos diretos, participando ativamente de políticas de incentivo à economia e à gestão pública no estado. Sobre esse segundo aspecto, a secretária de planejamento de Natal, Joanna Guerra, destaca a participação da entidade em iniciativas que beneficiam a cidade de Natal.

O Parque tem contribuído não apenas com a Secretaria, mas também com toda a gestão municipal, por meio de parcerias em projetos, por exemplo, além de eventos e apoio institucional a novas soluções tecnológicas voltadas ao cidadão natalense”, afirma ela.

O diretor geral da Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), André Maitelli, relaciona a importância do Parque com a sinergia que ele proporciona entre estudantes, empreendedorismo e mercado de trabalho. “O Parque propicia uma importante integração de estudantes com o mercado e, nessa dinâmica, novas ideias e projetos são criados. É uma iniciativa importante tanto para atrair empresas de TI como para fortalecer as instituições locais já estabelecidas na região”, comenta.

Já o diretor superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, destaca a parceria na área de empreendedorismo. “Temos trabalhado para avançar. Estamos com um programa de aceleração aqui no Sebrae, feito com todo o ecossistema e trabalhamos com parcerias, estamos atentos às tendências e temos dado apoio cada vez mais ostensivo às novas soluções que têm sido criadas”, afirma ele.

Aniversário

Transmitido pelo seu canal do YouTube, o evento de aniversário do Parque Tecnológico – que também comemorará os oito anos de sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole – contará com a palestra “Transformação Digital para Educação Empreendedora”, de Luciano Meira, Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street e docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O docente é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Também é professor colaborador da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas que integra o Porto Digital, em Recife.

O encontro também marcará a graduação de quatro empresas que passaram pelo programa de incubação da Inova: Void3D, NatalMakers, Velit e Futebol Interativo. Durante a live de aniversário, será exibido um vídeo sobre as empresas e a experiências delas na incubadora.