Fórum internacional vai debater desafios e oportunidades do setor produtivo potiguar

Connect RN irá estimular cooperações com ecossistemas de inovação do Brasil e do mundo
13-09-2021 / ASCOM
Evento Parque Tecnológico

A Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização vai realizar, nos dias 28 e 29 deste mês, o fórum internacional Connect RN. O evento tem inscrições gratuitas, vai contar com debatedores nacionais e estrangeiros e tratar de temas como Cidades Resilientes e Sustentáveis, Energias Renováveis e novas tecnologias na área de Saúde.

Os assuntos abordados estão relacionados ao contexto do ecossistema de inovação potiguar, tendo por objetivo debater a importância de parcerias para solucionar desafios globais, com capacidade de serem desenvolvidas pelo setor produtivo do estado. O fórum será realizado online (com transmissão via Zoom) e já está com inscrições abertas, que podem ser feitas por meio do site Connect RN.

Contando com palestras em inglês, espanhol e português, o evento vai oferecer opções de tradução simultânea para esses três idiomas, por meio da plataforma Zoom. Além disso, será totalmente disponível ao público, apesar de voltado especialmente para ambientes de inovação, agências de fomento, embaixadas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Rede de Fomento

Promotora do evento, a Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização (Internacionaliza RN), é uma iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal, do Parque Tecnológico Metrópole Digital, UFRN, Sebrae, Fiern, Governo do RN, Prefeitura do Natal e Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin).

Um dos coordenadores do Connect RN, o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) Anderson Cruz destaca que “desafios globais requerem soluções advindas de cooperações também globais, para serem mais efetivas e inclusivas”. Ele acrescenta que o evento contará ainda com apresentações de exemplos dessas cooperações em áreas de excelência do Rio Grande do Norte, de modo a também apontar para novas soluções.

Já para a diretora executiva da Câmara de Comércio BR-PT, Daniela Freire, “o Connect RN é a oportunidade para o Rio Grande do Norte se posicionar internacionalmente, alinhar-se a questões globais e mostrar que o estado está pronto para atrair investimentos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em setores-chave para o crescimento da economia”.

Além da própria Câmara Brasil-Portugal, os apoios internacionais ao evento incluem a iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030)”, capitaneada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (the United Nations Office for Disaster Risk Reduction – UNDRR).

Programação

O Connect RN será realizado por meio de três painéis. O primeiro deles irá abordar o tema “Ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Rio Grande do Norte” e contará, além do professor Anderson Paiva, com os pesquisadores Per Petersson (Lund University), Edgard Morya (Instituto Santos Dumont), Sidarta Ribeiro (Instituto do Cérebro/UFRN), Michael Sand (Boehringer Ingelheim) e Gregory Riggins (Johns Hopkins University).

Já o segundo painel, que discutirá a temática “Abrindo o Caminho para Cidades Resilientes e Sustentáveis”, terá, dentre seus convidados, a fundadora e CEO da organização Youth Climate Leaders, Cassia Moraes, os consultores técnicos do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, Clément da Cruz e Helena Monteiro, e a consultora da organização Resilient Cities Network, Luciana Cardoso.

Com o título “Criando um Futuro Melhor à Luz das Energias Renováveis”, o último painel do evento será liderado pelo professor do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN Mario González, sendo integrado pelo CEO da Enerbras Energias Renováveis, Helder Ferreira e demais convidados cuja participação ainda estão para serem confirmadas.