Metrópole Digital

16 set 2021/ ASCOM

TCE lança sistema criado em parceria com Residência em TI do IMD

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) lançou nesta quarta-feira (15) um novo sistema de informática desenvolvido em parceria com a Residência
em TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e que tem por função reunir os dados de cadastros e acompanhamento de obras contratadas pelo poder público no Rio Grande do Norte.

A ferramenta, denominada Sistema Integrado de Auditoria Informatizada na área de Obras e Serviços de Engenharia (SIAI-Obras), proporciona aos gestores o envio regular dessas informações ao TCE. Seu lançamento aconteceu por meio de um evento virtual realizado no canal do TCE no Youtube e disponível ao público.

O programa foi criado para o cumprimento da Resolução do TCE de número 25/2020, que
estabelece a regulamentação da “obrigatoriedade do envio de documentos, dados, informações e imagens concernentes à execução direta e indireta de obras e serviços de engenharia por parte dos órgãos e entidades submetidos à jurisdição do Tribunal de Contas (...)”. Nesse âmbito, o SIAI-Obras visa proporcionar maior agilidade no recebimento de informações e transparência para a sociedade.

Residência em TI

A atual turma da Residência em TI junto ao TCE iniciou suas atividades em janeiro deste ano com 15 novos alunos. Antes dela, no entanto, o Tribunal de Contas já foi parceiro do IMD na realização de duas outras turmas, com a primeira tendo sido implementada em outubro de 2017.

Com caráter de pós-graduação lato sensu, a Residência em TI
dá ênfase à combinação da formação teórica com o desenvolvimento de soluções tecnológicas no âmbito das entidades parceiras. O curso tem duração de 18 meses, com carga horária total de 2,4 mil horas, além de bolsas para os estudantes aprovados nos processos seletivos.

Mais informações sobre os projetos e produtos gerados pelas turmas de residência em TI do IMD podem ser encontrados no site PLUNI.