Especialização em Dispositivos Móveis encerra inscrições quarta-feira

Curso é ofertado pelo IMD em momento de valorização de mercado para desenvolvedores mobile
04-10-2021 / ASCOM
Pós-graduação Curso

As inscrições para o novo curso de Especialização em
Programação para Dispositivos Móveis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), se encerram na próxima quarta-feira (6). A pós-graduação, que será feita de maneira online, está ofertando 70 vagas para o público externo e sete para demanda interna da UFRN.

Os interessados em participar da seleção para ingresso
na especialização devem se inscrever por meio da página do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em sua seção de processos seletivos e pagar uma taxa de R$ 50. O curso tem carga horária total de 360 horas e 15 meses de duração.

Demanda e salários em alta

O coordenador da especialização, o professor do IMD Itamir Barroca Filho, destaca o bom momento para a abertura da turma, devido ao crescimento da demanda por profissionais desse segmento. Além disso, pesquisas também tem atestado a valorização salarial de desenvolvedores mobile.

Um desses levantamentos, feito pela empresa de recrutamento e contratação GeekHunter, demonstra que, no primeiro semestre deste ano, a demanda por esses profissionais cresceu 600% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A mesma empresa faz estimativas de que média salarial dos desenvolvedores mobile deve experimentar um crescimento entre 10% e 20% neste ano.

Crescimento do setor

Os dados d
o mercado de trabalho acompanham um crescimento geral do setor. Um indicativo desse contexto é o número de celulares ativos no Brasil, que chegou a 234 milhões no final de 2020, segundo pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Isso significou um aumento de 7,39 milhões com relação ao ano anterior, 2019. O mesmo levantamento constatou que a cobertura da tecnologia 4G é igual ou maior a 94% nas áreas urbanas de todos os estados do país.

E o mercado de aplicativos para smartphones também está em alta. O número de apps baixados avançou 7% em todo o mundo no ano de 2020. Isso representou 218 bilhões de downloads, segundo a App Annie, empresa especializada na análise desse segmento de mercado. Já o valor empregado por consumidores nesses aplicativos teve um crescimento de 20%, chegando a US$ 143 bilhões no mesmo ano.

Disciplinas

A lista de disciplinas da Especialização em Dispositivos Móveis do IMD contempla áreas como “Redes Móveis – 5G”, “Gerência de configuração e testes de aplicativos móveis”, “Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis” e “Inovação e Geração de Novos Negócios”. A grade curricular completa,
assim como mais detalhes sobre o curso, podem ser conferidos neste link.

O processo seletivo da especialização consistirá na análise de dois aspectos dos candidatos: experiência profissional relacionada à Tecnologia da Informação (TI), comprovada por meio do currículo e documentação, e histórico escolar assinado pela respectiva instituição de ensino.

O investimento necessário para a realização do curso corresponde à mensalidade de R$ 550 e o resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 11 de outubro, com o período de matrícula acontecendo entre os dias 14 e 19 do mesmo mês.

As atividades de capacitação da pós-graduação serão realizadas via Plataforma Google Meet, às sextas-feiras (das 19h às 22h) e aos sábados (das 8h às 12h e 13h às 18h), preferencialmente a cada duas semanas.