PPgITE celebra ínicio do semestre letivo com aula inaugural 

Evento contou com palestra do educador José Pacheco e reuniu alunos e docentes do programa
14-03-2023 / ASCOM
Evento Pós-graduação

Cecília Costa

O Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais, vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou na última sexta-feira (10) a sua aula inaugural do semestre com a palestra “Novas Construções Sociais de Aprendizagem e Educação”, ministrada pelo professor português José Pacheco

O evento reuniu ingressantes, professores, veteranos e egressos no programa de pós-graduação. A mesa de abertura contou com a presença do diretor geral do IMD, Ivonildo Rêgo, e o pró-reitor de pós-graduação da UFRN, Rubens Maribondo, que abriram a cerimônia enfatizando a importância do Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais como um meio de transformação social.

A palestra com o professor José Pacheco se deu logo em seguida, abordando novas perspectivas sobre aprendizagem e metodologias de ensino, a partir das suas propostas de autonomia dos estudantes, aplicadas na Escola da Ponte, em Portugal. 

A aula foi transmitida pelo canal do YouTube do Instituto, com oferta de certificado aos participantes do evento. Segundo o coordenador do PPGITE, Dennys Leite, as expectativas para o novo semestre letivo e o início de uma nova turma do programa são as melhores e chegam com um sentimento de renovação. 

"São novos projetos, novos alunos. Esperamos ter bons e inovadores trabalhos, que proporcionem um retorno direto à sociedade, como vem ocorrendo ao longo das últimas turmas. E esta já é a sétima do programa, conta ele. 

Uma trajetória dentro do IMD

Um dos estudantes que ingressaram no PPGITE neste semestre, Guilherme Villaça conheceu o IMD em 2016, por meio de um treinamento do qual tomou parte e que foi feito em parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, para a qual trabalha, e a Rede Giga Metrópole.

"Eu estava há 25 anos sem estudar e me encantei com o lugar", conta ele fazendo referência ao Instituto. Em 2017, aos 49 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e foi aprovado no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) no IMD. 

Durante a graduação, Guilherme focou na área da Informática Educacional, com auxílio do Programa de Estudos Secundários (PES) - projeto de formação complementar mantido pelo IMD - e concluiu o BTI em dezembro de 2022.

Guilherme, então, realizou a seleção e foi aprovado para começar o mestrado do PPGITE já em 2023. "Conheci o programa, através de Dennys Leite, e me identifiquei. Agora será uma forma de continuar estudando e evoluindo na área de Tecnologias Educacionais", destaca ele. 

"Espero que meu projeto de mestrado possa contribuir na prática com meu campo de atuação, ajudando na melhoria da educação pública de Parnamirim", reforça Guilherme. Ele conta, com entusiasmo, que vai seguir com os estudos e que pretende fazer também o doutorado na área.