Metrópole Digital

Releases

2019-03-18 00:00:00.0/ ASCOM

Parque Tecnológico Metrópole Digital agrega dezenas de empresas de TI na capital potiguar

Em pouco mais de um ano, estrutura já deu importantes passos para consolidação de um polo de Tecnologia da Informação no RN

Com um ecossistema de inovação que envolve uma incubadora de empresas, a formação de excelência na área de Tecnologia da Informação (TI) e mais de 35 empresas credenciadas em pouco mais de um ano, o Parque Tecnológico Metrópole Digital é um projeto ambicioso, que caminha rapidamente para virar uma realidade consolidada na cidade de Natal.

Gerenciado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele se constitui a partir da proposta de parque tecnológico urbano, tendo sua área geográfica compreendida em meios aos bairros que ficam no entorno do Campus Universitário.

Vantagens

O Parque oferece várias condições favoráveis para as empresas que desejam se credenciar à sua estrutura, que vão desde vantagens fiscais – em impostos como ISS e IPTU –, passando por ampla oferta de serviços na área de TI, até um portfólio de Pesquisa & Desenvolvimento, que leva em conta a expertise acadêmica do IMD e da UFRN como um todo.

Além disso, o Instituto Metrópole Digital atua de maneira intensiva na área de formação em TI, possuindo cerca de 3.500 alunos, que estudam em cursos técnicos e no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), além de várias especializações, três mestrados e um doutorado.

Todos esses cursos possuem estruturas curriculares flexíveis, que dão liberdade aos estudantes para que construam seu percurso de aprendizado, de acordo com as próprias expectativas de atuação profissional, quer seja no mercado de trabalho, no campo do empreendedorismo ou da pesquisa científica.

Incubadora

Dentro da estrutura do Parque Metrópole, a maior responsável pela formação empreendedora é a incubadora de empresas Inova Metrópole, fundada há pouco mais de cinco anos e já se constituindo como a maior do Rio Grande do Norte.

Muitas das startups incubadas na Inova, ou que passaram por seus programas de apoio, já são associadas ao Parque, incluindo-se entre elas a maior empresa de TI do Estado. Esse trabalho a fez ser reconhecida como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), certificação concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Os incentivos oferecidos pelo Parque ainda abrangem a disponibilização de infraestrutura física, que pode ser utilizada pelas empresas credenciadas para encontros, eventos e cursos. Isso inclui auditórios, salas de aula, de treinamentos e para reuniões.

Cluster de inovação

Mas as vantagens de uma empresa estar no Parque Tecnológico vão além dos serviços e incentivos fiscais. A constituição de um “cluster de inovação” representa fator de importância determinante para o desenvolvimento de negócios e empresas.

O termo faz referência à concentração, em uma região geográfica, de empresas da mesma área de atuação. Isso possibilita uma maior comunicação entre elas, criando oportunidades de aprendizado coletivo e de realização de parcerias.

E todo esse contexto favorável vem sendo possível graças a uma atuação integrada entre Academia, Poder Público e Iniciativa Privada, o que ocorre desde antes da criação do Parque e é fundamental para seu desenvolvimento. Dentre às suas várias entidades parceiras pode-se citar o Sebrae, a Fiern, a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado.

É assim que o Parque Metrópole vem atuando para constituir um polo de TI no Rio Grande do Norte, realidade que deve beneficiar a sociedade e a economia potiguar por meio da criação de empregos altamente qualificados, a geração de riquezas, a formação de talentos e o desenvolvimento de novas tecnologias.