- Mais ensino
- Pós-graduação
Ensino | Pós-graduação

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), oferece cursos de pós-graduação em três níveis diferentes: especialização, mestrado e doutorado.
As formações são todas voltadas para a Tecnologia da Informação (TI), especialmente sob a ótica da inovação, e contemplam o ensino para profissionais de diferentes áreas, como bioinformática, educação, direito, computação, entre outras.
O IMD também oferece uma Residência em TI, pós-graduação que insere os alunos em ambientes e projetos reais de instituições da área do Direito e da Saúde.
Conheça nossos cursos de Especialização
Conheça nossos cursos de Mestrado
Conheça nossos cursos de Doutorado
MBA em Gestão Internacional de Tecnologia e Inovação

Divulgação (Divulgación)
Informações básicas
O MBA em Gestão Internacional de Tecnologia e Inovação é um curso de pós-graduação lato sensu, do tipo especialização, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD). A iniciativa busca qualificar profissionais e líderes de startups em assuntos como descoberta de oportunidades, harmonização de transferência de tecnologia, pesquisa, financiamento, sustentabilidade, interações sociais e de mercado e inovação em diversos campos.
Essa pós-graduação é fruto de uma cooperação internacional oficializada pelo projeto “Technology and Innovation Management Master” (EULA-GTEC) – programa Erasmus+, financiado pela União Europeia. O curso é ofertado em rede por docentes de universidades europeias e latino-americanas, oriundas de países como Espanha, Itália, França, Portugal, Argentina, Peru, além do Basil, representado pela UFRN e Universidade de São Paulo (USP).
Uma vez formado no curso, o gestor em tecnologia e inovação tem capacidade de solucionar gargalos no processo de desenvolvimento de uma organização, além de abordá-los como competências e comportamentos, ao nível dos países envolvidos.
Isso é feito em segmentos como: competências nulas ou imperfeitas no campo da inovação e desenho de projetos; gerenciamento de direitos de propriedade intelectual, avaliação de riscos tecnológicos e comerciais; gerenciamento de inovação; acordos de transferência de tecnologia; marketing de tecnologias, entre outros.
Informações gerais:
Natureza do curso: Ensino a Distância
Unidade executora: Instituto Metrópole Digital e EULA-GTEC
Carga horária total: 480h
Duração: 18 meses
Coordenação:
Augusto José Venâncio Neto
Especialização em Direito da Inovação Tecnológica
O direito é um campo do conhecimento considerado extremamente tradicional, vinculado a uma dogmática que, no Brasil, tem suas bases no direito romano. Em virtude dessa matriz extremamente sólida, o conhecimento jurídico tornou-se vulnerável às dinâmicas sociais proporcionadas pela velocidade da sociedade da informação.
Diante desse cenário, o Instituto Metrópole Digita (IMD/UFRN) criou um programa de especialização voltado à compreensão e ao desenvolvimento de soluções jurídicas para as demandas que surgem em ambientes de inovação tecnológica, como é o caso do Parque Tecnológico Metrópole Digital.
A inclusão dessas atividades fomenta não apenas mudanças no pensamento e na técnica dos alunos, mas também promove a criação de mão de obra qualificada, capaz de lidar com frameworks jurídicos não tradicionais em ambientes disruptivos.
Além disso, a proposta está de acordo com os interesses da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pois aumenta a formação de profissionais em nível de pós-graduação e fortalece as relações entre a Universidade e o setor produtivo.
Informações gerais:
Natureza do curso: Presencial
Unidade executora: Instituto Metrópole Digital
Carga horária total: 360h
Número de vagas: 40
Duração: 18 meses
Coordenação: Prof. Dr. Elias Jacob de Menezes Neto
Programa de Residência em TI
A formação em nível de pós-graduação é fundamental para capacitar profissionais em início de carreira para o mercado de trabalho. Cursos com esse propósito requerem um equilíbrio entre aulas teóricas e atividades práticas, nas quais o aluno lida com problemas reais de um setor de TI.
Pensando nisso, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), implantou, em parceria com outras instituições públicas da área jurídica e da Saúde, o seu programa de Residência em TI, que busca inserir seus alunos em ambientes e projetos reais de empresas, além de promover capacitação a nível de pós-graduação lato sensu.
A principal proposta do programa é a promoção de atividades de inovação tecnológica nas organizações parceiras e é um importante mecanismo para auxiliar o Rio Grande do Norte a se tornar um polo de tecnologia.
Estas parcerias promovem o Aprendizado Baseado em Projeto e permitem um melhor alinhamento das pesquisas acadêmicas, devido ao acompanhamento dos alunos por professores do curso na resolução prática dos problemas institucionais.
Além disso, a residência promove uma estreita colaboração entre a Universidade e as instituições parceiras, o que facilita os processos de transferência das tecnologias desenvolvidas.
Informações gerais:
Natureza do curso: Presencial
Unidade executora: Instituto Metrópole Digital
Carga horária total: 360h em disciplinas; 1.440h em atividades práticas
Número de vagas: Sob demanda da instituição
Duração: 18 meses
Coordenação:
- Justiça Federal do RN (JFRN): Dra. Thais Batista
- Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN): Prof. Dr. Danilo Curvelo
- Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN): Prof. Dr. Marcel Oliveira
- Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN): Profa. Dra. Anna Giselle
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5): Prof. Dr. Everton Cavalcante
- Secretaria da Administração (SEAD/RN): Prof. Dr. Eiji Adachi
Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação
Fruto da antiga Pós-graduação em Engenharia de Software (PPgSW), o Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI) está inserido em um ecossistema de inovação e hoje conta com o curso de Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (MPTI).
A iniciativa faz parte das ações do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) na formação de recursos humanos e na criação de um polo de Tecnologia de Informação (TI) do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Metrópole Digital.
Com 16 membros permanentes, o Mestrado Profissional possui um escopo abrangente, estruturando-se em três linhas de pesquisa: Engenharia de Software; Inteligência Computacional e Infraestrutura de TI.
Essa composição reflete temas que são desenvolvidos pelo corpo docente em seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e está alinhado ao planejamento estratégico e a diferentes ações do IMD, como o Programa de Estudos Secundários (PES/IMD) e a Residência em TI.
Dentre os tópicos aplicados pelas linhas de pesquisa, encontram-se Desenvolvimento e Evolução de Sistemas e Software, Cidades Inteligentes, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Sistemas Embarcados, Internet das Coisas, entre outros.
Informações gerais:
Duração: 24 meses
Contado: ppgsw@imd.ufrn.br
Carga horária total: 360h
Número de vagas: Variável conforme edital
Coordenação:
Prof. Dr. Eiji Adachi Medeiros Barbosa
Mais informações: www.posgraduacao.ufrn.br/ppgti
Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo)
Com o desenvolvimento das tecnologias de sequenciamento de DNA e de proteômica, a Bioinformática cresceu em importância nos últimos tempos e estima-se que o gargalo gerado pela falta de recursos humanos nessa área se tornará ainda mais crítico nos próximos anos e décadas.
Foi exatamente para suprir tais carências, tanto na região Nordeste como no Brasil, que o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) criou o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (PPg-Bioinfo).
Aprovado pela CAPES em 2015, o programa iniciou suas atividades em fevereiro de 2016, com conceito 5. Trata-se de uma iniciativa multidisciplinar, com cursos de mestrado e doutorado, que envolve professores e pesquisadores de diversas áreas de atuação e instituições, como o IMD, Instituto do Cérebro, Departamentos de Bioquímica, Biofísica, Genética, Computação e Automação, Farmácia e Engenharia Elétrica.
O curso conta, ao todo, com 30 professores (permanentes e colaboradores), sendo 23 da UFRN, seis de outras instituições de ensino superior do país (USP, UFMG, UFRGS, UFPB e UERN) e um da Universidade do Chile (UChile).
Informações gerais:
Natureza do curso: Presencial
Unidade executora: Instituto Metrópole Digital
Carga horária total: 360h (mestrado) e 540h (doutorado)
Número de vagas: 30
Duração: 2 anos (mestrado) 4 anos (doutorado)
Coordenação:
Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)
O programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), visa fomentar a integração de tecnologias digitais na dinâmica de ações pedagógicas realizadas em instituições de ensino.
Para isso, o programa investiga, experimenta e implementa novas maneiras de ensinar e aprender, de modo a ir além dos espaços formais de educação. Além disso, o PPgITE disponibiliza experiências aos profissionais da educação para que eles se apropriem de recursos educativos digitais e diversifiquem suas estratégias de ensino e aprendizagem. A proposta é reconstruir-se constantemente a partir da experimentação e avaliação de novas práticas pedagógicas e educacionais.
O programa oferta o curso de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE), que contempla duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais e Práticas Educativas com Tecnologias Digitais.
Informações gerais:
Natureza do curso: Presencial
Unidade executora: Instituto Metrópole Digital
Carga horária total: 360h
Duração: 24 meses
Coordenação: Dr. Charles Andryê Galvão Madeira
Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo)
O Programa de Pós-graduação em Bioinformática é composto por um Mestrado e um Doutorado que têm por objetivo desenvolver projetos científicos de excelência, efetivar um ciclo produtivo entre o ambiente acadêmico e o setor produtivo do Rio Grande do Norte e de outros estados do Norte/Nordeste, formar profissionais e/ou pesquisadores com perfil multidisciplinar e fomentar o empreendedorismo em uma área crítica para o desenvolvimento do país.
O programa se estabeleceu em 2016, quando foram aprovados ambos os cursos (Mestrado acadêmico e Doutorado) com o conceito 5 (cinco) da Capes. Atualmente, tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem três linhas de pesquisa: (1) Desenvolvimento de produtos e processos, (2) Genômica e (3) Biologia de Sistemas.
Objetivos do Curso
O principal objetivo do doutorado no programa proposto é formar cientistas e professores com sólida formação em Bioinformática. Objetiva-se que os alunos tenham também uma menor carga horária obrigatória e possam escolher disciplinas mais customizadas aos seus interesses científicos. Vale ressaltar que o empreendedorismo continuará sendo um aspecto importante na formação dos alunos do doutorado e espera-se que entre os egressos vários possuam atuar como empreendedores criando startups na área.
Perfil do egresso
Doutores em bioinformática serão capazes de desenvolver projetos de pesquisa científica de forma independente desenvolvendo novos conceitos e gerando inovação tecnológica. Os doutores formados poderão atuar como docentes em programas de graduação, pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu” e em cursos avançados na área de Bioinformática. O peso dado ao empreendedorismo no programa permitirá que egressos do mesmo sejam capazes de atuar no estabelecimento de “startups”.
Informações
Email: bioinfo@imd.ufrn.br
Página oficial do programa: http://bioinfo.imd.ufrn.br/?lang=pt-br
Edital
Processo seletivo 2021 - PPgITE