Literatura e Direito: diálogos possíveis

Auditório B206
O evento é gratuito
O evento gera certificado

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) irá sediar, no dia 5 de maio, a nova edição do evento Literatura e Direito: diálogos possíveis, realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) e que nesta edição contará com uma mesa-redonda abordando a temática do assédio a partir da obra "Venha ver o pôr do Sol", de Lygia Fagundes Telles.

Contanto com a parceria do IMD, o evento acontece no auditório B-206, no prédio do Instituto, das 9h às 12h. A edição também conta com o apoio da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN), da startup de liderança feminina Atena Jobs, além da Assessoria Técnica de Editoração (ATE) e do Setor Técnico Pedagógico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), ambos vinculados ao MP/RN. Será o primeiro encontro do projeto em formato presencial após a pandemia do coronavírus.

A mesa-redonda será composta por autoridades com formação em Direito, Linguística, Literatura e Psicanálise e, entre os convidados, estão a promotora de Justiça na defesa da mulher vítima de violência, Érica Canuto; a presidente do Comitê de Prevenção ao Assédio no MPRN, promotora Engrácia Monteiro; a professora em Direito da UFRN Mariana de Siqueira; e assessora técnica de editoração do MP/RN, Nouraide Queiroz.

Também estarão presentes ao evento o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz, e o diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, assim como a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, e o coordenador do Centro de Estudos do MP/RN, Erickson Girley.

As inscrições no evento devem ser realizadas por meio deste link do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até o dia 4 de maio. O evento terá vagas limitadas. A mesa-redonda é direcionada para o público interno e externo à Universidade, além de instituições públicas e privadas.

A certificação de participação será emitida na categoria de curso de extensão da UFRN, e as horas poderão ser validadas pelo CEAF.

Obra analisada

Nesta edição, a obra "Venha ver o pôr do Sol" será discutida sob a perspectiva do assédio, tema recorrente na literatura contemporânea e que se torna ainda mais relevante com as discussões sobre o empoderamento feminino e o combate à violência contra a mulher.

De acordo com a assessora técnica de editoração do MP/RN Nouraide Queiroz, a ideia do projeto surgiu pautada na utilização da literatura como ferramenta para debater e refletir sobre problemas da sociedade, por meio da percepção da realidade e a busca por soluções viáveis para problemas, cujas temáticas estejam na esfera de atuação do Ministério Público.

“Nessa perspectiva, parcerias com instituições públicas e/ou privadas acontecem com o objetivo de fomentar as reflexões, como também divulgar informações, disseminar conhecimento, inclusive com publicações em e-books e disponibilização de vídeos dos eventos que acontecem no formato de mesas-redondas”, conta.

Nouraide Queiroz conta que a temática do assédio foi a escolhida para a próxima edição do evento devido à frequência de casos do tipo em ambientes de trabalho, escolar e acadêmico. Segundo ela, “vem se tornando urgente um olhar atento sobre suas causas, danos e prejuízos às vítimas”.

A expectativa para a mesa-redonda, segundo Nouraide Queiroz, é viabilizar discussões voltadas ao melhor reconhecimento dos tipos de assédio, como acontecem e, ainda, apontar diretrizes para prevenção e combate dessas práticas abusivas, buscando minimizar suas ocorrências.

Para mais informações acesse a página do evento

Outros eventos

De 04/05 a 06/05/2023