IMD sediará Maratona Brasileira de Programação no próximo sábado, 12

11-09-2015 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) sediará mais uma vez a fase regional da Maratona Brasileira de Programação, que acontece no próximo sábado, 12. Nesta primeira fase da edição 2015, 15 times estarão participando.

LogosMaratona

Cada time participante será formado por três maratonistas e um coach. Dentre as equipes, 6 são da UFRN (três destas compostas por alunos do IMD), 4 do IFRN, 2 da UERN, 2 da UFPB e 1 da EAJ.

A abertura oficial começará às 9h30, no auditório B205 do CIVT/IMD, seguida de sessão de aquecimento dos times. Após o intervalo para o almoço, recomeçam os trabalhos com a organização dos times nas salas às 13h30, e às 14h terá início a aplicação da prova.

A divulgação dos resultados e premiações ocorrerão às 19h30, no mesmo auditório da abertura do evento. Os vencedores desta fase participarão da Final Brasileira, que ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo/SP.

Importância do evento

O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação e tem como objetivo promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão, pontos que são buscados atualmente nos profissionais que atuam no mercado de trabalho.

charles madeira

Nesta fase regional, Charles Madeira, professor titular do IMD, coordenará as equipes e ressalta a importância da participação dos alunos neste evento: “A importância da maratona se dá porque os estudantes precisam se dedicar mais para a competição, resolvendo problemas de diversos níveis de dificuldade. Como um dos objetivos principais de qualquer curso da área tecnológica é formar os seus egressos para serem bons resolvedores de problemas, a participação dos alunos no ambiente da maratona permite ajudar bastante neste sentido”, afirmou.

Segundo o coordenador, sediar mais uma vez esse evento é importante porque o IMD é e vem se tornando, cada vez mais, um local de vanguarda, que contribui para o desenvolvimento da área de tecnologia da informação no estado do RN. “Como parte desta contribuição, estamos trazendo eventos importantes para serem sediados em Natal a fim de criar novas culturas, atrair a atenção de atores externos e permitir uma maior participação de atores locais no cenário nacional e internacional. O objetivo é que sejamos, de forma perene, uma sede regional da maratona no Rio Grande do Norte, estimulando no IMD, na UFRN e no RN a cultura das competições de programação”, concluiu.

Para mais informações, acesse o site: <http://maratonaufrn.weebly.com/>.