IMD promove atividades durante a CIENTEC 2015

19-10-2015 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) realizará, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC), diversas ações voltadas aos estudantes, dentre elas palestras, minicursos e demonstrações técnicas. Além disso, o IMD receberá a visita de estudantes e professores de escolas do estado do RN.

Entre os dias 20 e 22 acontecerá o Seminário de Orientação às Ênfases do Bacharelado em Tecnologia da Informação, evento que tem como principal objetivo expor sobre a prática profissional e tratar de assuntos específicos das ênfases. Uma oportunidade para os atuais e futuros estudantes conhecer um pouco melhor cada ênfase e seus respectivos campos de trabalho.

Durante os dias 21 e 22, escolas do ensino médio de Natal e do interior do estado do RN farão uma visita ao IMD para conhecer as oportunidades ofertadas pelo Instituto, as instalações do CIVT e assistir a demonstrações de projetos desenvolvidos por docentes e discentes do Instituto.

Nos dias 21 a 23 acontecerá o I Workshop nPITI/IMD, cujo objetivo é divulgar os projetos e atividades de pesquisa e inovação realizados no nPITI. O Workshop tem o papel de discutir com alunos e professores dos cursos de Computação, Tecnologia da Informação e área afins, sobre tópicos de grande repercussão nas áreas de sistemas embarcados, sistemas inteligentes, prototipação de circuitos, robótica, microeletrônica, dentre outras.

Os minicursos no nPITI acontecerão entre os dias 21 a 23, no turno da manhã, e abordarão os seguintes temas:

• Hands on Intel Edison
  • Introdução ao Rádio Definido por Sofware usando GNU Radio Companion e Universal Software Radio Peripheral
  • Programação de Sistemas Embarcados baseados na Galileo
  • Sistemas Embarcados: Caminhos e alternativas de desenvolvimento
  • Programação paralela com memória compartilhada: OpenMP
  • Introdução à plataforma de simulação robótica V-rep
  • Introdução à plataforma de simulação robótica Webots
  • Curso Básico de Soldagem de Componentes Eletrônico

Na sexta-feira, 23, acontecerão palestras com grandes nomes da área no CIVT. Confira abaixo os temas abordados com os respectivos palestrantes:

Palestra: Aplicações eletroeletrônicas de ligas amorfas e ligas nanocristalinas no contexto das redes inteligentes

Professor: Benedito Antonio Luciano (UFCG)

Palestra: Clustering: Teorias e aplicações

Professor: Daniel Aloise – DCA – UFRN

Palestra: Projetos do INPE/CRN Relacionados ao SBCD

Professor: José Marcelo Lima Duarte (INPE)

Palestra: Bioinformática: aplicações e oportunidades

Professores: Sandro José de Souza (Instituto do Cérebro)

Os interessados em participar do evento pode realizar a inscrição no endereço abaixo: Todos os eventos darão certificado de participação. Para isso, será necessário realizar a inscrição através de endereço:

A participação nas atividades dão direito a certificado e para obtê-los, é necessário fazer a inscrição no evento principal e em cada atividade separadamente (minicursos e palestras). O login e senha no sistema SigEventos são diferentes daqueles usados SIGAA. Então, será necessário fazer o cadastro no sistema, caso não tenha participado de alguma atividade de extensão antes.

Em anexo a programação completa do IMD na Cientec 2015:

Programacao_IMD_na_CIENTEC