Professor do IMD lança livro na próxima terça, 27

23-10-2015 / ASCOM

No próximo dia 27 de outubro, o professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), Dennys Leite Maia, lançará o livro “Lições do projeto um computador por aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública”, no IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

O lançamento será realizado às 10h, durante o coffee break do evento, no Centro Cultural de Exposição Rute Cardoso, em Maceió/AL.

A obra é resultado de ações desenvolvidas pelo Grupo de Formação UCA – Ceará e de colegas convidados dos estados de Sergipe e Minas Gerais. Os relatos de estudos e pesquisas ilustram as experiências gestadas no Projeto iniciado em 2010 e que ainda rendem experiências diferenciadas para as escolas participantes. “Esperamos que as ações sirvam de suporte para outras experiências de informática educativa no Brasil e que esta publicação contribua para as discussões sobre integração de tecnologias digitais no ambiente escolar e propague algumas das experiências inovadoras na educação pública brasileira”, explicou Dennys.

Os capítulos do livro estão agrupados em cinco seções temáticas. São elas: Aprendizagem colaborativa com suporte computacional; Web 2.0 e multiculturalismo; Integração de tecnologias móveis ao currículo; Experiências de gestão e Formação docente. Tais seções procuram exemplificar parte da diversidade de temas oportunizados por projetos como o UCA nas escolas públicas. Os artigos apresentam com siderações sobre a inserção do laptop no currículo e relação no ensino e na aprendizagem das disciplinas, envolvimento dos alunos nas atividades escolares e projetos desenvolvidos com suporte do Projeto e atitude favorável dos gestores à adoção de práticas pedagógicas com uso da tecnologia.

Segundo o professor, o Projeto UCA propiciou uma oportunidade única para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da integração dos laptops na Educação. “Compusemos, para este livro, dez artigos produzidos por pesquisadores vinculados a diferentes universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), assim como professores ligados a secretarias estaduais e municipais nos Estados do Ceará, Sergipe e Minas Gerais”, finalizou.

O livro é organizado por José Aires de Castro Filho (UFC), Maria Auricélia da Silva (UFC) e Dennys Leite Maia (UFRN).

Sobre o autor:

Dennys Maia Leite é formado em Pedagogia (UECE), tem Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e Mestrado em Educação (UECE). Atualmente é professor do IMD na área de Informática Educacional, atuando nos Cursos Técnicos e no BTI. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4047293288281493