Professor português faz palestra de abertura do II Workshop sobre Cidades Inteligentes

30-10-2015 / ASCOM
O II Workshop sobre Cidades Inteligentes foi aberto na manhã desta quinta-feira, 29, pelo professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), seguida de palestra do professor português Álvaro de Oliveira, da Alto University, Finlândia, que falou sobre “Cidades Inteligentes e Humanas”. Em sua fala, o professor Ivonildo Rêgo destacou que o projeto Cidades Inteligentes vem sendo desenvolvido no IMD há cerca de dois anos, com o propósito de ser submetido ao Edital do INCT (Instituto Nacionais de Ciência e Tecnologia), e depois articulado com outras universidades brasileiras e estrangeiras para a criação de um Instituto Nacional de Cidades Inteligentes, o que ainda não foi possível devido a problemas financeiros enfrentados pelo governo. Independentemente da fonte de financiamento, foram aglutinadas outras parcerias, como a da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), com a qual a UFRN já tem discussões sobre a questão do Parque Tecnológico, “que se entrelaça com o projeto Cidades Inteligentes”, afirmou Ivonildo. O diretor do IMD ainda ressaltou as parcerias com o setor privado (SEBRAE e FIERN) e na própria universidade, envolvendo diversos departamentos e áreas do conhecimento, para a criação do Instituto Nacional de Cidades Inteligentes. “Esse projeto, que tem mobilizado bastante o IMD, deve reunir todas as pessoas interessadas em contribuir com a temática, porque o maior beneficiado é o cidadão”, afirmou. Cidades Inteligentes e Humanas O primeiro palestrante do dia foi o professor português Álvaro de Oliveira, membro fundador da Rede Europeia de Living Labs e presidente da Rede de Cidades Inteligentes e Humanas, que congrega 102 cidades de todo o mundo. Ele abordou Cidades Inteligentes e Humanas e lembrou que há dois meses, em reunião da rede de Cidades Inteligentes do Brasil, conheceu o trabalho desenvolvido pelo IMD/UFRN e a Prefeitura do Natal, considerado por ele um dos melhores casos para implantação de Cidades Inteligentes. Álvaro de Oliveira afirmou que ao fazer a apresentação do projeto do IMD, ficou destacado o entendimento entre a universidade e a Prefeitura do Natal, o que o levou a ter a iniciativa de querer conhecer a capital potiguar. Aliás, a articulação entre a prefeitura de uma cidade e a universidade é um dos critérios para que uma cidade seja incluída na Rede de Cidades Inteligentes e Humanas. A outra característica, frisou, é o conhecimento na área da internet e do futuro tecnológico. Esse movimento tem o objetivo de procurar em cada projeto e cidade a cultura e o ambiente que a comunidade possui. A escolha do Brasil para participar desse movimento, segundo ele, foi pessoal. Para isso, ele deve visitar cada lugar que pretende ser incluído nessa rede, para, assim, conhecer as suas necessidades. “No Brasil existem 21 cidades que fazem parte dessa Rede, e Natal é uma delas. O projeto em Natal colocará a cidade no mapa da inovação”, afirmou o professor Álvaro, que defende a teoria de que esse projeto só funciona com o envolvimento das pessoas nos processos de designer e de criação. “Trata-se de um processo criativo”, explicou. Segundo o palestrante, a rede estabelece um mecanismo de colaboração e troca de experiências sobre mobilidade sustentável, mudanças climáticas, segurança energética, envelhecimento da população, vida saudável. Além disso, as Cidades Inteligentes e Humanas são um dos pilares do desenvolvimento sócio econômico. O professor Álvaro de Oliveira é Mestre em Engenharia Eletrônica pela Universidade Técnica de Lisboa e Ph.D. em Telecomunicações pela Universidade de Londres. Trabalhou durante dez anos como Professor e Pesquisador nas Universidades de Londres, Lisboa e Maputo. Hoje é Consultor Sênior do Banco Mundial na área de Inovação, Living Labs, TICs e Cidades Inteligentes e Humanas e membro fundador da Rede Europeia de Living Labs, tendo presidido a entidade por dois mandatos e sendo, atualmente, seu Presidente Emérito, responsável pelo Living Labs fora da Europa. Integra o Conselho da Connected Smart Cities Network e é Presidente da Human Smart Cities Network. Programação O II Workshop sobre Cidades Inteligentes continua durante todo o dia de hoje, no auditório B205. Após a palestra de Álvaro de Oliveira, o professor Paulo de Figueiredo Pires (DCC/IM/UFRJ) falou sobre “EcoDiF: Infraestrutura para o Desenvolvimento e Execução de Aplicações IoT”. Nesta quinta-feira, 29, à tarde, houve mais uma palestra, com a professora Bernadette Farias Lóscio (UFPE) abordando a “Publicação de Dados Abertos: Boas Práticas e Lições Aprendidas”, seguida da mesa-redonda “Promovendo o Empreendedorismo em Cidades Inteligentes através de Dados Abertos”, mediada pelo professor Gibeon Soares de Aquino Junior (DIMAp-UFRNl), com a participação dos professores Álvaro de Oliveira (Aalto University, Finlândia) e Bernadette Farias Lóscio (CIn-UFPE) e da arquiteta Maria Virginia Ferreira Lopes (SEPLAN, Prefeitura do Natal). Nesta sexta-feira, 30, às 9h, haverá a apresentação da iniciativa Natal Cidade Inteligente e durante todo o dia serão apresentadas visões em Cidades Inteligentes sob as perspectivas da Infraestrutura, Big Data e Open Data, Cidades Humanas e Sociais e Aplicações, encerrando com trabalhos em grupos de discussão. A programação pode ser conferida neste link: <http://smartmetropolis.imd.ufrn.br/workshops/2015/>.