IMD conclui instalação do Supercomputador para computação em larga escala

27-01-2016 / ASCOM
Data_center3 Foi concluída a instalação de um Supercomputador no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que servirá de ferramenta para pesquisas que necessitem de computação de larga escala. Ele deverá entrar em funcionamento nos próximos dias e sua inauguração oficial ocorrerá em março, juntamente com a inauguração do Núcleo de Computação Científica (NCC). O NCC tem o objetivo de prover a infraestrutura necessária para o supercomputador e fornecer consultoria, treinamento e suporte aos pesquisadores da UFRN. Instalado no Datacenter do IMD, o Supercomputador terá uso comum para toda a universidade e segundo o professor Samuel Xavier de Souza (DCA/UFRN), a sua maior vantagem em relação aos outros é que as simulações que demorariam anos para se resolver no computador comum, “neste será resolvido em horas”. O Supercomputador foi adquirido através do Edital CT- Infra 2012, ao custo de R$ 2.2 milhões de reais, com investimento de mais R$ 1 milhão pela UFRN, para garantir a infraestrutura necessária à instalação no datacenter do IMD, “totalizando em mais de 3 milhões de reais o valor investido em computação de alto desempenho”, afirmou Samuel Xavier, que coordenou o projeto submetido ao CT-Infra. Esse Supercomputador tem 2.176 núcleos de processamento; 8.701 Gigabytes de memória RAM; 2 redes de interconexão Infiniband FDR, totalizando 108Gigabytes/s de banda para comunicação entre os núcleos; e Sistemas de arquivos paralelo LUSTRE com 60 Terabytes.