IV Workshop sobre Cidades Inteligentes reúne pesquisadores, profissionais e gestores públicos no IMD

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube. Acompanhe!
26-10-2017 / ASCOM
Cidades Inteligentes Tecnologia

Com o  objetivo de reunir pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados para discutir e compartilhar avanços tecnológicos, aplicações, estratégias de governança e soluções para as cidades, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental, desenvolvimento sustentável, dentre outras, está acontecendo hoje (26) e amanhã (27), no Instituto Metrópole Digital o  IV Workshop sobre Cidades Inteligentes.  O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube e pode ser acompanhado pelo LINK.

O evento está sendo realizado no auditório B205, do CIVT/IMD, nos turnos vespertino e matutino. Temas como "Segurança da Informação em Cidades Inteligentes", "Segurança Pública e Cidades Inteligentes", "WP Middleware: Visão geral das atividades, avanços e perspectivas", e "Construindo cidades inteligentes e divertidas - Case Playtown", estão sendo debatidos.

Na manhã de hoje, estão compondo a mesa de abertura do evento, a Magnífica Reitora da UFRN, profa. Angêla Maria Paiva Cruz; o Vice-Diretor do IMD, professor Adrião Duarte; o Coronel da Polícia Militar do RN, Emiliano Constantino; a Secretária Adjunta Municipal do Planejamento, Orçamento e Finanças, Joana Guerra; o Coordenador do IV Workshop, Daniel Sabino; e o Coordenador do Projeto Smart Metrópolis, Frederico Lopes.

SOBRE O WCID

O WCID, único evento na temática de cidades inteligentes no Rio Grande do Norte, faz parte das ações da IEEE Smart Cities Initiative responsável por criar uma rede mundial de cidades que falam Português a servir de referência para a implantação de cidades inteligentes no mundo lusófono, rede liderada pela cidade do Natal.

Dentre os objetivos específicos do WCID, estão: apresentar resultados das iniciativas de implantação de cidades inteligentes; contribuir para a atualização técnica dos profissionais e estudantes em Tecnologia da Informação e áreas correlatas; promover a integração da comunidade científica para a troca de experiências e discussão de questões comuns; e estimular os entes públicos a adotarem métodos e tecnologias relacionadas a cidades inteligentes.

O principal resultado esperado é agregar competências para estabelecer esforços de colaborações científicas e aumentar a divulgação das ações realizadas localmente no contexto de cidades inteligentes. Além disso, colaborar na transferência das tecnologias desenvolvidas, de modo que os resultados científicos possam ser usufruídos pelas prefeituras, agregando valor e qualidade aos serviços prestados ao cidadão.