Workshop reúne mais de 100 pessoas interessadas na temática Cidades Inteligentes e Humanas

IV Workshop sobre Cidades Inteligentes está sendo realizado no Instituto Metrópole Digital.
26-10-2017 / ASCOM
Evento Cidades Inteligentes

Mais de 100 participantes se inscreveram no IV Workshop sobre Cidades Inteligentes, que está sendo realizado no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A abertura da programação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório B205 do IMD, com a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, parceiros do projeto Smart Metropolis, responsável pela organização do evento, assim como professores,  pesquisadores e gestores.

Em sua saudação aos presentes, a reitora da UFRN, Ângela Paiva começou afirmando que “estamos vivendo um mês muito intenso na área de extensão, inovação e tecnologia” e agradeceu todo o empenho dedicado a esses projetos na área de pesquisa e inovação, “ao tempo que estamos fazendo formação de recursos humanos altamente qualificados”.

Ângela Paiva lembrou o mês do servidor e toda programação alusiva elaborada para esta comemoração, falou da programação da CIENTEC 2017 e enfatizou o compromisso da UFRN com a sociedade: “essa é a nossa missão”. Destacou, também, as parcerias com a Prefeitura, que culminou com a Lei do Parque Tecnológico, agora em vias de funcionamento, e dos projetos com o Smart Metropolis, como o Campus seguro, aplicativo lançado recentemente. “São parcerias muito importantes, que tem gerado soluções inteligentes", concluiu.

Objetivo

Segundo o professor Daniel Sabino Amorim de Araújo, coordenador do evento, em sua fala abrindo o IV Workshop, o objetivo é reunir pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados para discutir e compartilhar avanços tecnológicos, aplicações, estratégias de governança e soluções para as cidades, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental, desenvolvimento sustentável, “tudo que diz respeito à qualidade de vida do cidadão”.

Lembrando os eventos anteriores, desde que foi lançada “a sementinha” do Cidades Inteligentes, o professor Frederico Lopes, coordenador do Smart Metropolis, também lembrou o início das parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, enfatizando que o projeto é institucional e não “um projeto pessoal de um professor”. Ele aproveitou a oportunidade e anunciou a novidade para 2018: o IMD/UFRN organizará e coordenará a primeira edição do Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes, que se realizará na UFRN em evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A secretária adjunta de Tributação e Planejamento de Natal, Joana Guerra, também falou, reforçando que esse evento beneficia, diretamente, a população da cidade. Ela ainda citou algumas ações da prefeitura na área de Cidades Inteligentes e Humanas, destacando o aplicativo Visit Natal, um guia desenvolvido em parceria com o Smart Metropolis, e o Fala Natal, este previsto para ser lançado em dezembro, onde a população vai poder comunicar sobre seus problemas.

Representando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o Cel. Emiliano Constantino lembrou que até três anos atrás havia uma barreira “muito grande” entre a academia e o Governo e hoje há uma proximidade maior entre os dois segmentos. Segundo afirmou,  para tentar minimizar os problemas de segurança, é necessário ajuda de outros órgãos e “a universidade é sempre procurada para tentar ajudar a gente a mitigar essas questões”.

Dentre as múltiplas ações que o Instituto Metrópole Digital desenvolve, segundo o professor Adrião Duarte, vice-diretor do IMD,  está o trabalho desenvolvido pelo Smart Metropolis. “Há quatro anos sabíamos de sua importância e dos desafios que nos traria”, reconheceu. “A nossa busca”, continuou, “é antes de tudo desenvolver pesquisas tendo como foco o bem da sociedade”.

O IV Workshop sobre Cidades Inteligentes continua até esta sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h, discutindo temas como "Segurança da Informação em Cidades Inteligentes", "Segurança Pública e Cidades Inteligentes", "WP Middleware: Visão geral das atividades, avanços e perspectivas", e "Construindo cidades inteligentes e divertidas - Case Playtown", estão sendo debatidos.