Presidente e Diretora de Relações Internacionais da Capes visitam o IMD

Os representantes da Capes conheceram a estrutura e ações desenvolvidas pelo IMD
14-03-2018 / ASCOM
Mestrado Pós-graduação

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor Abilio Neves, e a Diretora de Relações Internacionais do mesmo órgão, Concepta Mcmanus, estiveram no fim da tarde de ontem (13) nas instalações do CIVT, prédio principal do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), para conhecer as instalações e ter um panorama geral das ações desenvolvidas pelo IMD, a convite do diretor do Instituto, professor José Ivonildo do Rêgo.

Na ocasião, o professor Ivonildo apresentou o Instituto, a missão deste de fomentar um polo em Tecnologia da Informação no Rio Grande do Norte, o caráter estratégico do IMD dentro da UFRN e seu projeto de integração multidisciplinar, que o difere das demais unidades acadêmicas da Universidade.

Um dos pontos relevantes levantados durante a passagem do professor Abilio e da professora Concepta pelo IMD foi a importância do Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPGBioInfo), o qual conta com um curso de mestrado e um de doutorado, ambos com conceito 5 pela CAPES.

Atualmente a UFRN loca um prédio nas proximidades do campus para o desenvolvimento das atividades relativas à Bioinformática. Com o apoio do IMD, o Programa criou um Núcleo de Bioinformática (BioME) que presta serviço para a comunidade e para empresas privadas de todo o Brasil.

As áreas trabalhadas pelo BioME incluem Genômica, Biologia de Sistema e Desenvolvimento de Produtos e Processos, sendo esta última de grande importância estratégica. “Embarcamos nessa ideia empreendedora cultivada pelo IMD e oferecemos de forma inovadora serviços na área de Biologia de Sistema e Desenvolvimento de Produtos e Processos para grandes empresas a nível nacional”, disse o vice-coordenador, Sandro José de Souza.

Para manter o seu pleno funcionamento, o Programa de Pós-graduação depende em grande parte das bolsas de estudo oferecidas pela CAPES. “O Programa tem apenas dois anos de existência, quase 60 alunos no mestrado e no doutorado, e abriga um dos três cursos de doutorado do Brasil, sendo o único do Norte-Nordeste. Por esse motivo, 50% dos nossos alunos são de outros estados e são diretamente dependentes das bolsas oferecidas pela Fundação”, disse o coordenador do PPGBioInfo, professor João Paulo Matos.

A Diretora de Relações Internacionais da CAPES, Concepta Mcmanus, se mostrou atenta e interessada na continuação dos estudos voltados à bioinformática na UFRN e ratificou a relevância estratégica dessa área, inclusive, a nível internacional. “Estou acompanhando as notícias sobre a área e sei que não há pessoas no mercado a nível mundial para suprir as demandas da bioinformática e isso é preocupante”.

Os representantes da Fundação estiveram acompanhados pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz; pelo vice-reitor, José Daniel Diniz Melo; pelo pró-reitor de pós-graduação, Rubens Maribondo do Nascimento; e por professores, coordenadores e diretores do IMD.

O professor Abilio esteve em Natal para participar do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, um encontro cujo objetivo é reunir as instituições públicas de ensino superior a fim de que as universidades colaborem para o desenvolvimento de projetos relacionados a diversas áreas.