Professores do IMD palestram em conferência internacional sobre arquitetura de software

Jair Leite e Thaís Batista farão apresentação baseada em livro que lançaram no ano passado
20-04-2018 / ASCOM
Cidades Inteligentes Tecnologia

Os professores da UFRN Jair Cavalcanti Leite e Thaís Batista, juntamente com o professor Flávio Oquendo, da Universidade de Bretagne Sud (UBS), na França, foram convidados para fazer uma apresentação na principal conferência do mundo na área de arquitetura de software, a IEEE Conference on Software Architecture, em Seattle, nos Estados Unidos.

A apresentação vai se constituir na exposição de um tutorial sobre linguagem SysADL, baseado no livro de autoria dos três docentes, Software Architeture in Action, lançado no ano passado. O evento vai acontecer entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

No livro, resultado de mais de três anos de trabalho conjunto e intercâmbio Brasil-França, os pesquisadores definem uma linguagem para descrição arquitetural de software, chamada SysADL, que permite se expressar os vários conceitos necessários para se modelar uma arquitetura desse tipo.

Também diretor de projetos do Instituto Metrópole Digital (IMD), além de docente do próprio IMD e do DIMAp, Jair Leite explica que “o papel da arquitetura de software é representar a estrutura e o comportamento de um software de forma abstrata, de maneira que se possa verificar atributos de qualidade antes da sua implementação.”

O livro Software Architeture in Action já é utilizado nos cursos da UFRN (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bacharelado em Tecnologia da Informação) e também na Universidade de Bretagne Sud, na França.

Segundo o professor Jair Leite, a participação dos pesquisadores na conferência visa apresentar essa nova linguagem de forma prática. “Com o tutorial, esperamos apresentar em detalhes, para estudantes e pesquisadores, como a linguagem SysADL pode ser usada para a modelagem e a execução por simulação de arquiteturas de sistemas intensivos em software, como, por exemplo, sistemas embarcados e sistemas para Internet das Coisas”, detalha.

O desenvolvimento da ferramenta SysADL também contou com a participação dos doutorandos do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação, Eduardo Silva e Lidiane Santos, e do aluno de Engenharia de Computação Victor Cortez, todos da UFRN.

Sabia mais sobre o evento: http://icsa-conferences.org/2018/