Metrópole Digital inaugura instalações na 16ª Semana de Museus

Recursos como projeções interativas e o sistema de QR Code são usados na exposições
16-05-2018 / ASCOM
Evento

Duas instalações com participação de professores do Instituto Metrópole Digital (IMD) são parte da Semana de Museus, que chega em sua 16ª edição com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Em Natal, a programação principal acontece no Museu Câmara Cascudo (MCC), da UFRN, até o dia 20 de maio.

A temática, que será trabalhada em todo o Brasil, reforça o que já vem sendo trabalhado em Natal, a aproximação do museu com as novas tecnologias, através da parceria já estabelecida entre o IMD e o Museu Câmara Cascudo.

Os QR Code, junto com avisos sobre o Wifi livre estão espalhados por todo o museu para incentivar o visitante a acessar o conteúdo online.

Uma das iniciativas é a ampliação da experiência sensorial do visitante do museu, através do sistema de QR Code, por meio do qual os visitantes podem obter conteúdos digitais complementares. O responsável pela inovação é o professor Bruno Santana, com apoio de alunos bolsistas.

A primeira dessas duas instalações, de concepção e produção dos professores do IMD Alyson Matheus de Carvalho e Cesar Rennó Costa, além do estudante de BTI Daniel Miqueias do Nascimento, se chama: “MedusoZoa – Uma experiência hiperconectada”, abordando a relação cada vez mais entranhada das pessoas com sistemas digitais.

instalação de projeções interativas.
Instalação "MedusoZoa – Uma experiência hiperconectada", que projeta medusas que interagem com os visitantes, por toda a sala.

Segundo conta o diretor do MCC, Everardo Ramos: “É uma instalação com projeção de medusas percorrendo a sala de exposição. Um dispositivo vai detectar a presença dos visitantes para interagir com as projeções”, explicou.

Projeções interativas também estão previstas na segunda instalação: “Icnologia – A vida passou por aqui”, que estuda o comportamento dos seres vivos a partir dos rastros deixados por eles, como tocas e pegadas. A exposição será aberta oficialmente na quinta-feira (17).

O visitante terá contato com vestígios fósseis de dinossauros encontrados em solo potiguar, pelo padre paleontólogo Giuseppe Leonardi. E também a representação de tocas de animais terrestres e aéreos. Além disso, a exposição promete muita interatividade, permitindo ao visitante observar o rastro que deixou na exposição, através de projeções.

A concepção visual é do professor do curso de Design da UFRN e vice-diretor do museu, Olavo Bessa.