Equipe de alunos do IMD e do PPgSC vence Hackaton da Sociedade Brasileira de Computação

Grupo desenvolveu uma aplicação de internet das coisas voltada para ambiente de produção animal

Uma equipe formada por alunos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) e do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) saiu vencedora na competição de Hackaton do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que aconteceu na semana passada em Natal, tendo como tema central “Sustentabilidade e Computação”.

Os estudantes do PPgSC e IMD criaram uma aplicação para monitorar ambientes de criadouros de aves, com o intuito de evitar a mortalidade, observando elementos importantes para o seu desenvolvimento, tais como temperatura, luminosidade e disponibilidade de água e comida, atuando assim na prevenção da saúde desses animais.

O Hackaton (maratona de programação voltada para estudantes e profissionais de TI) oferecia como desafio desenvolver uma aplicação de internet das coisas, dentro de 48 horas, que seguisse o mesmo tema do congresso, ou seja, “sustentabilidade e computação”.

Composto por hardware e software, o sistema desenvolvido foi batizado de IoChick e também funciona de modo a gerar economia em recursos como água e energia elétrica, sendo uma ferramenta de baixo custo para o pequeno criador, bem como diminuindo seu trabalho.

A equipe vencedora foi composta por cinco alunos dos programas de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) e Pós-Graduação em Engenharia de Software (PpgSW): Alysson Barros, César Batista, Jorge Pereira, Lucas Cristiano e Pedro Victor. Eles desenvolveram o trabalho sob a orientação dos professores Thais Batista e Everton Cavalcante.

Por ser um protótipo, a equipe ainda não decidiu se o IoChick será um projeto que vai ser desenvolvido em parceria com empresas.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação é o maior evento de sociedade acadêmica na área de computação, sendo considerado o principal congresso de computação da América Latina, tendo por objetivo promover uma aproximação entre a comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais da área.