Plataforma SigSaúde disponibiliza cadastro de usuários para serviços de saúde da UFRN

Nova fase do sistema foi marcada por um workshop para servidores que vão utilizar o sistema
28-08-2018 / ASCOM
Tecnologia

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lançou ontem (27) a fase de cadastramento de usuários da plataforma SigSaúde, que vai funcionar de modo a integrar os dados clínicos dos serviços de saúde da UFRN, informatizando o atendimento desde o agendamento de consultas até a assistência especializada de cada paciente.

O evento se constituiu em um workshop, ministrado pelo coordenador do projeto, professor Itamir Barroca Filho, e se voltou para a capacitação dos servidores que vão utilizar a plataforma nas várias unidades médicas e de serviços de saúde da Universidade.

Durante a aula prática, os desenvolvedores do projeto guiaram os colaboradores em seu primeiro acesso para verificarem as funcionalidades disponíveis e ensiná-los a fazer o cadastro dos usuários dos serviços.

Atualmente, portanto, o SigSaúde já está funcionando para o cadastramento dos usuários, que pode ser feito pelo próprio prestador da assistência ou pelo público externo, de acordo com a escolha de cada serviço.

A expectativa é que o agendamento de consultas por meio da plataforma esteja disponível em outubro deste ano, quando poderá por ser feito através da internet.

Já os formulários específicos de cada paciente, que são preenchidos pelos profissionais de saúde no momento da consulta, devem ficar prontos para uso a partir de 2019. Mas espera-se que os primeiros deles sejam lançados até o fim deste ano.

O Sigsaúde começou a ser formulado no final do ano passado, com a intenção de otimizar o trabalho nas clínicas-escola e serviços de saúde da UFRN, tendo sido desenvolvido como uma plataforma integrada de dados clínicos.

O sistema é desenvolvido por professores, alunos de graduação e pós-graduandos e se diferencia dos demais programas similares por possibilitar a criação de uma base de dados, que poderá ser analisada e interpretada para uma prevenção ou previsão de surtos específicos, como obesidade e doenças infecciosas.