Inclusão social de pessoas com deficiência é tema de chamada pública realizada pelo IMD

O Talento Metrópole visa estimular estudantes a desenvolverem aplicações tecnológicas nessa área
14-09-2018 / ASCOM
Talento Metrópole

Estimular os estudantes da rede pública e privada do Rio Grande do Norte a produzirem soluções tecnológicas para ajudar pessoas portadoras de deficiências em áreas como a locomoção, atividades da vida diária (estudo ou trabalho) e comunicação e lazer. Esse é o objetivo de uma “chamada pública” que está sendo realizada pelo Instituto Metrópole Digital, unidade acadêmica especializada UFRN.

Voltada para alunos do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos), Ensino Médio ou Ensino Técnico, a chamada pública é intitulada Desafio Talento Metrópole, sendo organizada pelo projeto homônimo do IMD, o Talento Metrópole, e tendo como tema “Cidades Inteligentes: deficiência e inclusão social”.

Para participar os alunos candidatos devem enviar propostas que apresentem soluções ao objeto do desafio, considerando a inclusão de pessoas portadoras de deficiências e respeitando os tipos de deficiências estabelecidos no edital do processo.

As propostas devem ser enviadas ao IMD até o dia 10 de outubro de 2018, por meio do endereço eletrônico talentometropole@imd.ufrn.br, preenchendo formulário de submissão disponível neste LINK e anexando a documentação exigida no edital. O formato no qual as propostas se apresentarão fica a critério do aluno.

O I Desafio Talento Metrópole oferecerá, aos primeiros colocados no processo, premiação no formato de bolsa de iniciação científica e orientação de um tutor pelo período de 12 meses. Além disso, as propostas premiadas poderão ser encubadas em uma das empresas da Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

A análise das propostas enviadas será realizada por meio de duas etapas. A primeira terá por base critérios como originalidade, adequação ao tema e possibilidade implementação. Somente as propostas aprovadas nessa fase passarão à segunda, que se constitui da apresentação da proposta pelo aluno.  O resultado da primeira fase será publicado na página do IMD.

Acesse o edital do I Desafio Talento Metrópole no endereço eletrônico https://portal.imd.ufrn.br/portal/visualizar/53.