IMD recebe visita de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Softex

Leonardo Zago, do MCTIC, e o presidente da Softex, Ruben Delgado, conheceram a atuação do Instituto
28-03-2019 / ASCOM
Visita

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu hoje (28) à tarde a visita de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

O secretário de desenvolvimento tecnológico do MCTIC, Leonardo Zago, e o presidente da Softex, Ruben Delgado, participaram de um encontro com representantes do IMD, que fizeram uma apresentação sobre o Instituto e de várias de suas iniciativas e projetos.

A reunião ainda funcionou como um momento de troca de informações sobre empreendedorismo digital e desenvolvimento econômico sustentável, além de proporcionar a discussão sobre o papel da UFRN como fomentadora de novos negócios em tecnologia.

TechD

Leonardo Zago e Ruben Delgado estão em Natal para realizar o evento nacional de lançamento da terceira fase do programa TechD, voltado para o financiamento de ações de desenvolvimento de novas tecnologias na área de Tecnologia da Informação (TI). A realização do programa é do (MCTIC) e sua gestão fica a cargo da Softex e o lançamento acontece nesta sexta-feira (29), na sede do IMD.

Voltado para startups, empresas e pesquisadores de TI, a atual fase do programa também corresponde ao lançamento de uma chamada pública, por meio da qual serão recebidas inscrições e analisadas propostas de financiamento de projetos, que poderão receber valores que vão de R$ 500 mil a R$ 2 milhões, entre recursos públicos e privados. Ao todo, o investimento total esperado é de R$ 18 milhões.

Natal

“Já era uma ideia do Ministério acompanhar e auxiliar ações que estimulem o desenvolvimento desse tipo de mercado e a escolha por Natal se deu devido à nossa consideração pelo que já tem sido feito aqui”, avaliou Ruben Delgado, durante a reunião.

A visita teve início com uma explanação sobre o IMD. Na ocasião, o seu vice-diretor, o professor Adrião Duarte, apresentou as atividades de ensino do Instituto, abordando todos os programas de formação de recursos humanos, que vão desde o nível técnico até a pós graduação.

Além disso, Adrião Duarte discorreu sobre os programas especiais do Instituto, como o Talento Metrópole, voltado para jovens com altas habilidades/superdotação, e mostrou a infraestrutura disponível para atender às demandas de ensino, pesquisa, extensão e fomento ao empreendedorismo inovador.

Em seguida, o momento seguiu com explicações sobre iniciativas de inovação e desenvolvimento tecnológico, em especial acerca da atuação da incubadora de empresas Inova Metrópole, que, com relatou sua gerente executiva, Iris Pimenta, já atende a 34 startups da região.

O Parque Tecnológico Metrópole Digital também foi tema de explanação, feita pelo seu diretor, o professor Anderson Cruz. A entidade, criada há cerca de um ano e meio, já possui 36 empresas de Tecnologia da Informação (TI) credenciadas à sua estrutura, e conta com o apoio de entidades públicas – como a Prefeitura de Natal – e da iniciativa privada, como o Sebrae.

Para Leonardo Zago, as ações apresentadas refletem um trabalho importante. “A atuação dessas três áreas – universidade, mercado e governo – é fundamental para um desenvolvimento sustentável, tanto para a sociedade como para a economia”, avaliou o secretário.