IMD lança segunda edição da Revista Metrópole

Publicação faz balanço anual de algumas das principais ações e realizações do Instituto
29-03-2019 / ASCOM
Voluntariado

Voltada para noticiar as principais ações e resultados do Instituto Metrópole Digital (IMD), a Revista Metrópole teve seu segundo número lançado hoje (29) pela manhã, durante evento no auditório da sede do Instituto.

Na ocasião, a publicação foi distribuída entre pesquisadores, empreendedores, professores e estudantes que participavam de evento nacional de divulgação de uma chamada pública do Programa TechD, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) que visa o financiamento de projetos na área de Tecnologia da Informação (TI).

Durante a abertura desse evento, o vice-diretor do IMD, professor Adrião Duarte, ressaltou que o lançamento da Revista Metrópole acontece “em um momento emblemático”, porque ocorre próximo à data de aniversário dos 10 anos do IMD, tema de capa da publicação.

A reitora Angela Paiva Cruz também fez referência ao lançamento da revista ao afirmar que sua veiculação faz parte da comemoração pelos 10 anos do Instituto.

Dentre os temas tratados no segundo número da publicação, estão as ações do Parque Tecnológico Metrópole Digital, que em um ano e meio de implantação já conseguiu credenciar à sua estrutura 36 empresas de Tecnologia da Informação (TI) e que proporciona, por meio de seu ecossistema de negócios, cerca de 570 postos de trabalho.

Outra reportagem aborda a incubadora Inova Metrópole, que no final de 2018 foi credenciada como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos – um reconhecimento nacional – já tendo dado suporte, em seus cinco anos de existência, a mais de 100 negócios.

Ainda são expostos trabalhos de pesquisas feitos no âmbito do IMD, como é o caso daqueles desenvolvidos pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), incluindo um projeto voltado para a busca de proteínas que possam ser utilizadas na produção de uma vacina contra o câncer de pele (melanoma).

Além disso, uma das reportagens expõe um projeto do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) – unidade de pesquisa vinculada ao IMD – que visa incentivar e integrar os desenvolvimentos tecnológicos na área de Indústria 4.0 na UFRN.

Fazendo um balanço do percurso percorrido pelo IMD, o seu diretor-geral, o professor José Ivonildo do Rêgo, afirma, no editorial da revista, que são resultados como os descritos nas suas páginas “que nos levam a acreditar que estamos no caminho certo para a realização de nossa missão central: a criação e consolidação de um polo de Tecnologia da Informação na capital do Estado, visando contribuir para a inserção do Rio Grande do Norte na chamada Economia do Conhecimento”.