IMD sedia pré-lançamento de editais de financiamento à inovação da Finep

Evento contou com presidente nacional do Sebrae, órgão executor dos editais no RN
02-04-2019 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou ontem (1º) à tarde o evento de pré-lançamento no Rio Grande do Norte de dois editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Denominados Centelha e Tecnova 2, os editais são voltados para subsidiar projetos inovadores em diversas áreas e deverão investir, juntos, cerca de R$ 2,8 milhões, entre recursos públicos e privados.

No estado, os editais serão geridos pelo Sebrae/RN, motivo pelo qual o evento contou, além do gerente adjunto de inovação da Finep, Richard Affonso Correa, também com o presidente nacional do Sebrae, João Henrique de Almeida e Sousa. Na ocasião, também foi assinado um protocolo entre esse órgão e as instituições que vão atuar como “intervenientes técnicas” na gestão dos editais: Fiern, Fapern, Funpec, Parque Tecnológico Metrópole Digital e Rede Potiguar de Incubadoras e de Parques Tecnológicos (Repin).

Também estivera presentes ao pré-lançamento dos editais a reitora e o vice-reitor da UFRN, Angela Paiva Cruz e Daniel Diniz, o diretor geral e o vice-diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo e Adrião Duarte, o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, o diretor-superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, o diretor de inovação da Fiern, Djalma Cunha Júnior, o diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Anderson Cruz, e a gerente executiva da incubadora Inova Metropole, Iris Pimenta.

O evento foi aberto pelo gerente de inovação e tecnologia do Sebrae/RN, João Bosco Freire, que explicou as características e o público alvo dos editais que estão para ser lançados. Na sequência, o professor Ivonido Rêgo fez uma saudação aos representantes dos órgãos e instituições parceiras do IMD presentes e realizou uma breve exposição sobre a estrutura e o funcionamento do Instituto.

Ele foi seguido pelo diretor do Sebrae/RN, Zeca Melo, e pelo presidente nacional do órgão, João Henrique de Almeida e Sousa, que fez referência ao trabalho de criação e desenvolvimento do IMD. “Se nós não tivéssemos pessoas como Ivonildo, que tivesse a motivação de, a partir de uma ideia, criar esse Instituto e, em cinco anos, fazer com que as incubadoras que aqui começaram tenham projeção local e nacional, talvez ficássemos pela estrada da história”, ressaltou João Henrique de Almeida.

Por fim, a reitora Angela Paiva Cruz agradeceu pelas várias parcerias que a UFRN mantém com os órgãos e instituições presentes ao evento e destacou a importância da integração da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico produzidos na Universidade e os setores produtivos e governamentais. “Certamente esses dois editais que estão sendo lançados ajudarão para que soluções novas sejam encontradas para desenvolver o setor empresarial, e também para aplicarmos o conhecimento que aqui produzimos”, afirmou ela.

Após a cerimônia, os visitantes percorreram vários setores do IMD e conheceram diversas empresas que estão instaladas na incubadora Inova Metrópole, como foi o caso da DrinkApp, BlinDog, Menu Certo, T3 Tecnologias Educacionais, ObrasNet e Aquino e Bouzas Engenharia.