IMD promove evento para debater presença da ansiedade na comunidade acadêmica

Exposição acontece na próxima quinta-feira (23) na sede do IMD
20-05-2019 / ASCOM
Setor Pedagógico

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), através do Setor Pedagógico, realizará o evento “Conversando sobre Ansiedade no Ensino Superior”, na próxima quinta (23) em sua sede, às 14h, no auditório B-206. O objetivo é abordar a ansiedade, suas formas de expressão e as consequências na vida acadêmica. Apesar de ser voltada aos estudantes da UFRN, a atividade será de livre acesso ao público.

Para tratar do assunto, o evento conta com a participação da professora titular do Departamento de Psicologia da UFRN Neuciane Gomes, que é terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), realiza projeto de pesquisa sobre ansiedade social e tem diversas publicações acadêmicas na área.

Também vai participar da exposição a nutricionista da Clínica Escola da Facisa/UFRN, Acsa Brito, e a educadora física e mestranda na linha de estudos da atividade física, cognição e comportamento Raille Silva.

Inscrições

As inscrições para o evento serão feitas diretamente no local e momento de sua realização. Aos participantes será pedido CPF, data de nascimento e e-mail no momento da matrícula, para posterior cadastro e envio de certificado, que irá atestar constando três horas de atividade complementar.

“O evento surgiu devido à necessidade do aumento de discussão sobre saúde mental e sofrimento psíquico na universidade”, informa Allana de Carvalho, psicóloga e atendente do apoio psicológico do IMD. Ela ainda explica que a ansiedade pode aparecer de diversas formas, variando para cada indivíduo, podendo causar taquicardia, tremores, entre outros sintomas.

A psicóloga também destaca que a ansiedade é uma característica evolutiva do ser humano, que quando passa a causar transtornos e atrapalhar a vida do indivíduo de maneira mais intensa é que inspira uma atenção mais cuidadosa ao problema. “A ansiedade, em um quadro de disfuncionalidade, pode atrapalhar não só o desempenho acadêmico, mas a própria vinda à universidade e a interação social”.