Residência em TI junto ao Nuplam realiza 1º workshop para apresentação de trabalhos

Estudantes apresentam avanços da criação do sistema SigNuplam.
22-05-2019 / ASCOM
Residência

Estudantes e professores do Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), participaram hoje (22) do 1º Workshop da residência em tecnologia da informação (TI) junto ao Núcleo de Pesquisas em Alimentos e Medicamentos (Nuplam).

O encontro, que aconteceu na sala A103 do IMD, serviu para que os residentes em TI lotados no Nuplam apresentassem todo o trabalho de tecnologia desempenhado desde o início de suas atividades, em fevereiro deste ano, até hoje.

“Esse é o primeiro workshop dos residentes do Nuplam e é importante para que os professores e colaboradores possam saber sobre os avanços tecnológicos alcançados nesses três meses de trabalho”, avalia o professor Itamir de Morais, coordenador da turma de residência em TI junto ao núcleo de pesquisa.

São 15 residentes de TI lotados no Nuplam. A principal proposta de trabalho dos estudantes gira em torno do desenvolvimento de soluções tecnológicas que otimizem a produção do núcleo, que hoje é destaque regional pela fabricação de medicamentos em ambiente universitário.

SigNuplam

Para atender a esse objetivo, a principal meta da turma é a criação de um sistema de informação chamado SigNuplam, plataforma que reunirá os dados de produção e informatizará os processos de trabalho.

“A ideia é fazermos um sistema que traga melhorias ao controle e garantia da produção. Desse modo, estaremos contribuindo para a criação de uma futura indústria 4.0 para o núcleo,” explica Itamir de Morais.

Para isso, os residentes contam com o auxílio de todos os colaboradores do núcleo, que reúnem informações e contribuem para que o sistema seja de grande valia para a produção. Segundo o professor, a previsão para começarem a operar o SigNuplam é o próximo semestre deste ano.

Para o diretor do núcleo de pesquisa, Carlos José de Lima, a iniciativa traz inúmeros benefícios a acontece em um momento necessário.

"Nós temos a necessidade desse serviço e reconhecemos a capacidade do Instituto. Hoje tivemos a apresentação de tudo que já foi feito até agora em cada um dos módulos que compõem o programa de residência e, a partir do que pude verificar,acreditamos que no futuro teremos um bom serviço prestado pelo Nuplam causando um diferencial para o nosso laboratório", aponta o diretor do Núcleo.

O programa de residência tem duração de 18 meses e hoje conta com quatro turmas em andamento, que atuam principalmente em entidades do Poder Judiciário, como Tribunal de Contas do Estado, Justiça Federal, entre outros. Ao longo de sua trajetória, o programa já formou cerca de 120 estudantes de TI.