IMD prorroga período de inscrição da seleção externa para Programa de Estudos Secundários

Novo prazo vai até o dia 26 de maio
24-05-2019 / ASCOM
Processo Seletivo PES

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) prorrogou as inscrições do processo seletivo para o Programa de Estudos Secundários (PES), uma educação complementar que fornece oportunidade para estudantes e profissionais explorarem áreas de conhecimento relacionadas à TI. O período de inscrição fica aberto até o próximo domingo (26). A formação é destinada a quem não possui vínculo ativo nos cursos de graduação da UFRN.

Para se inscrever na seleção, basta acessar a página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, clicando aqui, e preencher o formulário de inscrição. É necessário anexar os documentos exigidos, digitalizados a partir de seus originais, e pagar a taxa de inscrição de R$ 70.

Ao todo são 25 vagas, distribuídas igualmente em cinco campos do saber, que são Bioinformática, Informática Educacional, Inteligência Computacional, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

O processo seletivo se dá em etapa única, composta por prova de conhecimentos específicos, de natureza objetiva, sobre temas relacionados às bases teóricas e práticas da área de Tecnologia da Informação. A avaliação acontece no dia 16 de junho, no campus central da UFRN. A matrícula dos aprovados será realizada entre 1º e 5 de julho, com o início das aulas previsto para o dia 22 do mesmo mês.

Para os alunos do PES será dada uma matrícula especial e o prazo máximo de 24 meses para conclusão do curso. Mais informações, como a lista de documentos e detalhes da prova de conhecimentos específicos, podem ser conferidas no edital através deste endereço eletrônico.

Sobre o PES

Possibilitar que o estudante construa o trajeto de conhecimento que mais lhe interessa, com total flexibilidade, e ainda assim garantir um reconhecimento formal para essa escolha. Esse é o objetivo principal do Programa de Estudos Secundários (PES), uma modalidade de certificação recentemente implementada no Instituto Metrópole Digital.

Além de dar ao estudante a oportunidade de se voltar mais diretamente para seus objetivos profissionais ou acadêmicos, o PES também é aberto para pessoas externas à UFRN, que já tenham iniciado uma graduação, contribuindo assim para a qualificação profissional no mercado de trabalho.

O Programa é moldado através de uma seleção de disciplinas que compõem uma área específica do conhecimento, a partir de turmas já existentes nos cursos de graduação. O que muda é que o estudante pode compor a grade de conteúdos que mais combine com seus objetivos e, depois, recebe um certificado para atestar sua formação na respectiva área. Essa comprovação, que deve ter no mínimo 300 horas, acaba sendo mais específica que o diploma de graduação, que, por sua vez, demonstra a formação mais global do estudante.