IMD recebe visita do deputado federal Walter Alves

Parlamentar conheceu detalhes do funcionamento e das dependências do Instituto
27-05-2019 / ASCOM
Visita

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu na manhã desta segunda-feira (27) a visita do deputado federal Walter Alves. Na ocasião, o diretor-geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, realizou para o parlamentar uma apresentação a respeito das atividades desenvolvidas e conquistas alcançadas pelo Instituto.

Em um primeiro momento, a exposição teve foco no IMD enquanto centro de formação acadêmica e profissional, com seus cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI), passando pelo Projeto Talento Metrópole, até o Bacharelado em TI e as várias pós-graduações, que incluem, dentre outras, o mestrado e o doutorado em Bioinformática e seus conceitos de excelência dados pela CAPES.

Em seguida, Ivonildo Rêgo também tratou do funcionamento e objetivo da incubadora de empresas Inova Metrópole, explicando sua atuação para a formação empreendedora e desenvolvimento de novos negócios. Atualmente, a Inova possui, em apenas um de seus programas, o de Incubação, 16 empresas vinculadas à sua estrutura.

A atuação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, que hoje conta com 40 empresas cadastradas em sua área, responsáveis por aproximadamente 700 empregos, também foi tema do encontro.

Uma equipe do IMD apresentou ao parlamentar as instalações da Inova Metrópole, ocasião em que também foram feitas visitas a algumas startups e salas de coworking instaladas no local. O grupo ainda esteve nas instalações do datacenter e do supercomputador do IMD.

Ao final da visita, Walter Alves ressaltou que o IMD “é uma estrutura dinâmica e preparada, que tem de ser continuada. Nós já nos comprometemos, ao final do ano, a apresentarmos uma emenda individual e tentarmos, junto à bancada federal, conseguir o novo prédio, para que esse trabalho espetacular possa ser continuado. É o futuro do nosso estado que está aqui”, disse o parlamentar, fazendo referência ao projeto de construção de uma nova estrutura para ampliar o IMD, que deverá ser destinada principalmente para as atividades do Parque Metrópole e da incubadora de empresas.

Além do diretor do IMD, do deputado federal e de membros de sua equipe, o encontro também contou com a participação, do diretor do Parque Metrópole, professor Anderson Paiva, do diretor adjunto do Parque, Rodrigo Romão, da gerente operacional da Inova, Raquel Maciel, e dos diretores de Projetos e de TI do IMD, respectivamente professor Jair Leite e professor Itamir Barroca.