IMD lança sistema online para emissão de certificados do Programa de Estudos Secundários

Plataforma é vinculada ao SIGAA e à SINFO e já está aberta para os usuários
19-06-2019 / ASCOM
Tecnologia PES

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), inaugurou nesta semana um sistema online para emissão de certificados do Programa de Estudos Secundários (PES).

A plataforma, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IMD, permite que estudantes com matrícula ativa na UFRN e egressos do curso de Bacharelado em TI emitam certificados do programa automaticamente, sem a necessidade de averiguação documental por parte de professores ou de técnicos.

PES

O PES tem o objetivo de possibilitar que o estudante construa o trajeto de conhecimento que mais lhe interessa, com total flexibilidade, e ainda assim garantir um reconhecimento formal para essa escolha. Além de dar ao estudante a oportunidade de se voltar mais diretamente para seus objetivos profissionais ou acadêmicos, também é aberto para pessoas externas à UFRN, que já tenham iniciado uma graduação, contribuindo assim para a qualificação profissional no mercado de trabalho.

O Programa é moldado através de uma seleção de disciplinas que compõem uma área específica do conhecimento, a partir de turmas já existentes nos cursos de graduação. O que muda é que o estudante pode compor a grade de conteúdos que mais combine com seus objetivos e, depois, recebe um certificado para atestar sua formação na respectiva área.

Novo sistema

Segundo explica o diretor de ensino do IMD, Daniel Sabino, com o novo sistema de emissão de certificados, o usuário também pode acessar seus dados com o número de matrícula da universidade e consultar o percentual de conclusão da formação escolhida dentre as opções do PES, que incluem, dentre outras, Bioinformática, Jogos Digitais e Internet das Coisas.

Os certificados serão emitidos de acordo com a carga horária e com o número e especificidade das disciplinas pagas pelos usuários.

“Se a pessoa já cursou todas as disciplinas exigidas para a certificação em jogos digitais, por exemplo, ela já pode emitir o certificado, mesmo que ela nunca tenha se inscrito formalmente no PES. O que vale para o sistema é se a pessoa cumpriu todos os requisitos daquele campo específico”, explica o diretor.

Os documentos emitidos na plataforma – que apontam carga horária média de 360 horas – oferecem ao profissional o reconhecimento de habilidades específicas em tecnologia, permitindo ao seu portador o desempenho de funções específicas no mercado de trabalho.

DTI

O novo sistema voltado para a emissão de certificados do PES é fruto do trabalho de colaboradores da DTI, que, em parceria com a diretoria de ensino do IMD, desenvolveram uma plataforma vinculada ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e à base de dados da Superintendência de Informática (SINFO) da UFRN.

De acordo com o analista de TI Pedro Maia, os benefícios da iniciativa acontecem devido à automação promovida pelo sistema. “Essa opção é melhor tanto para o aluno, que ganha o certificado automaticamente, como para o professor, que não precisa mais avaliar uma série de documentos”, aponta o analista.

A plataforma é acessível por meio de qualquer dispositivo, tanto fixo como móvel, e pode ser aberta em qualquer navegador de internet.