IMD recebe presidente do Instituto Campus Party e apresenta Talento Metrópole

O encontro aconteceu na quinta-feira (15) e apresentou particularidades sobre o programa
16-08-2019 / ASCOM
Talento Metrópole Visita

No intuito de apresentar e divulgar suas ações voltadas ao atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na tarde da última quinta-feira (15), o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, e de professores do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

O encontro, que contou com a participação de docentes do IMD e de seu diretor geral, professor Ivonildo do Rêgo, serviu para que os visitantes conhecessem mais sobre o Talento Metrópole, programa que ensina e acompanha jovens com altas habilidades em tecnologia da informação (TI).

Na ocasião, após uma apresentação do IMD realizada por Ivonildo do Rêgo, a professora Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, abordou particularidades do programa, como identificação de perfis, modelos pedagógicos, cases de estudantes, entre outros.

Também participaram da apresentação os docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) do campus Pau dos Ferros, Elenilson Vieira e Aluízio Rêgo, que aproveitaram para falar sobre a realidade social dos alunos envolvidos no Talento Metrópole do município.

“É uma ação que tem cada vez mais aberto os horizontes desses jovens. A renda média dos cidadãos da região do alto oeste gira em torno de meio salário mínimo, então ofertar uma chance desses estudantes trabalharem seu potencial, mesmo nessas condições, é algo que faz muita diferença”, conta o professor Aluízio Rêgo.

Após a apresentação, os participantes visitaram o laboratório do Talento Metrópole, conhecendo seu funcionamento e todas as atividades pedagógicas oferecidas pelo programa.

Parceria

Segundo o presidente Francesco Farruggia, o Instituto Campus Party prevê a criação de uma iniciativa que visa expandir o acesso ao programa de jovens com altas habilidades para mais Estados, a começar pela Bahia. “A nossa proposta é aproveitar os talentos espalhados pelo país e oferecer a chance a esses jovens de trabalharem seus potenciais”, afirma o presidente.

A ideia é unir o Talento Metrópole ao projeto Include, que promove inclusão tecnológica para estudantes de escolas públicas do Brasil, de modo que mais jovens com alto rendimento em tecnologia tenham seus talentos aproveitados pelas instituições de ensino.

Para fazer isso acontecer, a proposta inicial consiste em identificar estudantes com altas habilidades por meio de testes de inteligência e criatividades a serem aplicados pelo projeto Include.

Em seguida, os selecionados passariam por uma segunda etapa de triagem, a ser aplicada pelos Institutos Federais – a começar pelo Estado da Bahia. Finalmente, os jovens com melhor rendimento em TI ganhariam uma proposta de participar do Talento Metrópole, sob a coordenação do IMD.

Para isso, o grupo de professores e colaboradores se reunirão nos próximos meses no intuito de definir a operacionalização do projeto. A proposta de Farruggia é dar início à iniciativa no próximo ano.