Aluno do Programa Talento Metrópole é selecionado para estágios no Facebook, Google e Microsoft

Victor Agnez passará temporada em três países diferentes. Viagens começam em dezembro
22-08-2019 / ASCOM
Talento Metrópole Estágio

Após muito empenho, trabalho duro e longas horas de estudo, o aluno Victor Agnez, do Talento Metrópole – programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que oferece formação para jovens com altas habilidades/superdotação – conseguiu ser aprovado na seleção de estágio de três grandes e famosas empresas de tecnologia do mundo: Facebook, Google e Microsoft.

Com viagens programadas para iniciarem em dezembro, para cada estágio, o estudante de 21 anos passará uma temporada de aproximadamente três meses em países diferentes, começando com Dinamarca (Google), seguindo para os Estados Unidos (Microsoft) e finalizando com Inglaterra (Facebook).

Segundo o aluno, participar de competições de programação foi um dos meios que o levou a conseguir algo maior. Os amigos que fez nas disputas e que já trabalhavam em grandes empresas de tecnologia foram, de acordo com Victor Agnez, pontes para grandes oportunidades.

“Uma boa dica para quem se interessa por isso é conhecer e participar da Maratona de Programação. Foi isso que me permitiu receber oportunidades nessas empresas e conhecer muita gente do Brasil todo”, explica Agnez.

Segundo a professora Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, o estudante, desde o início do programa, demonstrou interesse em focar suas atividades acadêmicas em olimpíadas e competições. “Com base nisso, pensamos uma série de atividades, orientadas por professores específicos, para dar a Victor o que ele buscava. Hoje nós vemos o resultado”, conta Hazin.

Seleção

Victor Agnez conta que a participação em seleções de estágio consiste em algo simples: o envio de currículo. Porém, sua participação em eventos internacionais, como a Maratona de Programação, também lhe rendeu bons retornos.

Um deles foi o programa de estágio na Microsoft, do qual participou entre os meses de dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, que, segundo Victor, surgiu a partir da indicação de um amigo.

“A minha experiência com a Microsoft foi melhor do que eu esperava. E eu já estava com as expectativas lá em cima. A empresa é excelente, trata muito bem a pessoa e o ambiente também é agradável”, conta Agnez.

Da experiência, surgiu o segundo convite de estágio na gigante de tecnologia, dessa vez para 2020. Já nos casos do Google e Facebook, essa será a primeira vez de Victor Agnez, que se mantém confiante e aberto às novas experiências. “Com certeza é uma coisa boa para se informar no currículo e isso também vai me preparar quando for para o mercado de trabalho”, acrescenta.

Formação

Atualmente, Victor é formado em Tecnologia da Informação (TI) e está cursando Ciências da Computação. Futuramente, pretende trabalhar com algoritmos, mas ainda não sabe se vai ser na área acadêmica ou no mercado.

“Posso usar algoritmos tanto no mercado, desenvolvendo produtos e tudo mais, quanto na academia, estudando, fazendo pesquisa na área de otimização e outras que me interessam. Ainda vou decidir para qual dos lados eu vou”, explica.

Victor Agnez diz que começou a se interessar por programação quando participou da Olimpíada Brasileira de Informática, no ensino fundamental. Desde então, ao entrar para o Talento Metrópole, segue o caminho na área de tecnologia.