IMD sediará 3º Workshop de Tecnologias de Redes da RNP

Evento acontece entre os dias 2 e 6 de setembro e discute o tema “Cibersegurança: riscos e desafios”
26-08-2019 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, entre os dias 2 e 6 de setembro, o 3º Workshop de Tecnologias de Redes (WTR), evento promovido pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Rio Grande do Norte (PoP/RNP) que tem por objetivo apresentar as novas tecnologias, serviços e soluções da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Levantando questões sobre o tema “Cibersegurança: riscos e desafios”, o evento é gratuito e destina-se a profissionais, gestores e equipes técnicas da área de TIC das instituições públicas e privadas do Estado. Os interessados em participar do WTR podem realizar inscrição até o dia do evento, por meio do site do POP-RN.

O workshop terá início às 7h30 e se estenderá até as 18h, de acordo com a oficina selecionada pelo candidato, e ocorrerá nas salas e auditórios do IMD. Na aba “programação”, no site do POP-RN, é possível conferir os locais e horários específicos.

Programação

Durante os três primeiros dias de evento, serão realizados uma série de minicursos e palestras conduzidas por profissionais e acadêmicos da área de TIC, oriundos de instituições como Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Escola Superior de Redes (ESR) e do PoP-RN.

Entre as atividades programadas estão: Minicurso Docker (sobre containers), Curso de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos, e o Minicurso Elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Além destes, o workshop contará com as palestras: “Estratégias de Proteção de Softaware; Fortalecendo a Segurança do usuário”, “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, “Segurança em DataCenter”, “Internet mais Segura”, entre outras.

No quarto dia de programação (5 de setembro), será realizada a abertura oficial do evento, que acontecerá a partir das 9h50 no auditório B205. Estarão presentes na ocasião o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz e o diretor-geral do IMD, professor Ivonildo do Rêgo, além do coordenador do PoP-RN, professor Sérgio Fialho.

Em sequência, o evento seguirá com uma série de palestras que se estendem até o último dia de workshop, cuja programação completa pode ser conferida no link.

PoP/RN

Voltado ao atendimento de instituições acadêmicas de ensino superior e de pesquisa, o PoP/RN é um provedor de serviços de conectividade à internet que atua no espaço geográfico do Rio Grande do Norte. Um de seus principais serviços é a Rede Giga Natal, responsável por interligar as instituições de pesquisa e ensino superior localizadas na região metropolitana de Natal.