VTEX realiza evento institucional e apresenta programa de estágio a alunos do IMD

Evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (29) e com participação de estudantes do BTI
30-08-2019 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), a palestra da VTEX – empresa multinacional brasileira de e-commerce Saas (Software as a Service). O evento foi conduzido por representantes da empresa: André Abrantes (Engenheiro de Software), Carlos Macedo (de Relações Públicas) e Denise Rocha (responsável pelo programa de estágio).

O objetivo principal do evento foi discutir o mercado de trabalho na área de Ciências da Computação no Brasil, debater sobre desafios técnicos e explicar como funciona a VTEX. Além disso, os representantes apresentaram o seu programa de estágio de verão, o Summer Internship, na área de computação.

Na palestra, estavam presentes alunos do Bacharelado de Tecnologia (BTI) e Ciências da Computação, que lotaram o auditório, além de professores e membros do IMD.

Palestra

A apresentação teve início com o engenheiro de software André Abrantes falando sobre a VTEX e sua missão. Na ocasião, Abrantes explicou que o objetivo da organização é construir e prover uma infraestrutura para transformar digitalmente o varejo do Brasil e do mundo. Atualmente, a VTEX está presente em 28 países e tem o escritório principal na cidade do Rio de Janeiro.

André Abrantes ainda explicou qual a proposta da empresa: “Oferecemos uma plataforma de comércio online, onde as empresas clientes podem gerir o próprio negócio, desde a criação de prateleira de produtos até a entrega de mercadorias na casa do comprador”.

Além disso, o engenheiro de software conta que “a cultura da VTEX é baseada em alinhamento, autonomia e evolução. Precisamos ser disruptivos no mercado, trazer inovação e criar tecnologia. Se temos um produto que é inovador hoje e não evoluirmos amanhã, ficaremos para atrás”.

Para o público presente, foi deixado um recado para quem quer alcançar objetivos profissionais: ser proativo e mostrar inovação, sem ter medo de errar, o importante é agir.

Em termos de valores, a empresa tem o GMV (Gross merchandise volume – termo utilizado para o total de vendas on-line, que passa pela plataforma) de US$ 3 bilhões de dólares. Os clientes da VTEX são diversos e estão espalhados por todo o mundo: Samsung, Sony, Nestlé, Boticário, e Coca-Cola.

Ao final da palestra, a responsável pelo Summer Internship, Denise Rocha, explicou sobre o processo de seleção para o programa e tirou dúvidas. Além disso, foi passado um vídeo curto com depoimento de pessoas que passaram no processo e hoje estão trabalhando na VTEX.

Estágio

Com inscrições abertas até esta sexta-feira (30), que podem ser feitas por meio do LINK, o Summer Internship tem como principal objetivo fazer o estudante executar um projeto (com soluções de software) a ser entregue pela VTEX ao seus clientes. A ideia é que o estagiário seja responsável pelo resultado final.

Com bolsas de R$ 3,2 mil e duração de três meses, o programa de estágio funciona por meio de seleção organizada em fases. A primeira etapa do processo será feita por testes online (um de raciocínio lógico e um técnico), com nota de corte. Em seguida, há a etapa técnica – em que o estudante tem que resolver um problema de códigos, junto com desenvolvedores da VTEX – e, por último, uma entrevista.

O resultado final da seleção será divulgado em outubro e, em dezembro, acontecerá o início do estágio, no Rio de Janeiro. Os custos de estadia, plano de saúde e vale-transporte ficarão sob responsabilidade da empresa.

Durante o Summer Internship, o aluno será acompanhado por um mentor, geralmente o desenvolvedor que trabalha na empresa, facilitando e auxiliando a atuação do estudante com o projeto a ser desenvolvido.