Pesquisa científica orientada por professoras do DIMAp e IMD recebe premiação

Reconhecimento aconteceu durante o 22º Workshop de Engenharia de Requisitos (WER)
06-09-2019 / ASCOM
Pós-graduação Premiação

Um artigo científico realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Computação (PPgSC/DIMAP), sob a orientação de docentes do Departamento de Informatica e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu destaque ao ser premiado como um dos melhores trabalhos apresentados no 22º Workshop de Engenharia de Requisitos (WER), evento internacional que aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto na cidade de Recife (PE).

Intitulado Aplicação da Etnografia no Contexto de Fábrica de Software na Perspectiva da Engenharia de Requisitos, o trabalho recebeu premiação na categoria “Best Paper”, sendo realizado pelas doutorandas Luana Souza e Erica Miranda, ambas vinculadas ao Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN), sob a orientação das professoras Márcia Lucena, do DIMAp, e Apuena Gomes, do IMD.

Como resultado do destaque recebido após a premiação, as autoras foram convidadas a publicar uma extensão do trabalho na revista Cadernos do IME - Série Informática, veículo de divulgação científica vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sobre a pesquisa

Baseado na pesquisa de mestrado da docente Luana Souza, cujo título é Documentação de Requisitos e Compartilhamento do Conhecimento: Uma Proposta a partir de um Estudo Etnográfico, o trabalho premiado no WER demostra a utilização do método de pesquisa etnográfico (originalmente desenvolvido para estudos antropológicos) aplicado a pesquisas de equipes de engenheiros de requisitos que atuam em uma fábrica de software localizada em Natal.

A partir desse estudo, foi possível às pesquisadoras averiguarem possíveis desafios relacionados à gestão do conhecimento, adoção de práticas ágeis e compartilhamento de conhecimento entre os membros da equipe estudada, composta por 11 engenheiros de requisitos.

Além dessa análise, explica a orientadora Márcia Lucena, a pesquisa também apontou possíveis soluções, baseadas na leitura dos resultados obtidos, que podem vir a auxiliar a equipe.

“O conhecimento dos desafios e as possíveis soluções que foram indicadas permitirão a fábrica de software obter: ganhos de produtividade, redução do custo de comunicação entre membros das equipes, redução do custo de planejamento, redução da dependência presencial do engenheiro de requisitos e uma documentação de software mais efetiva.”, explica a docente.

WER

Realizado anualmente desde 1998, o WER trata-se de um evento científico internacional que tem por objetivo fortalecer e promover a cooperação entre pesquisadores da área de Engenharia de Requisitos no âmbito da comunidade ibero-americana.

Para isso, o formato do evento cria um espaço propício à divulgação de trabalhos relacionados a esse campo do saber, bem como a troca de experiências entre membros da academia e indústria, que discutem seus trabalhos, a fim de promover a colaboração entre iniciativas de pesquisa.