Aluno do Talento Metrópole ganha bronze na Olimpíada Internacional de Informática

Frederico Bulhões estava concorrendo com mais 326 competidores de países diferentes
10-09-2019 / ASCOM
Talento Metrópole Premiação

Após dedicação, empenho e muito estudo, o estudante Frederico Bulhões, do Talento Metrópole – programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que oferece formação para jovens com altas habilidades/superdotação – conquistou medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Informática (IOI). A competição ocorreu em Baku (Azerbaijão), em agosto, e foi organizada pelo governo local.

Na Olimpíada Internacional estavam presentes 327 participantes de 87 países, e foi Frederico Bulhões que conquistou a medalha de bronze para o Brasil. A competição foi composta por duas provas, de aproximadamente cinco horas, aplicada em dois dias seguidos.

Cada avaliação consistiu em resolver três problemas relacionados a área de computação, semelhante a olimpíada brasileira.

Trajetória

O processo para participar da Olimpíada Internacional aconteceu em duas etapas, realizadas no ano passado. A primeira parte consistiu na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que é composta por fase regional, estadual e nacional. Na competição nacional, são formados diversos times, compostos por quatro competidores, um líder e um treinador para a competição internacional.

Após essa fase, os melhores classificados participam da seletiva para Olimpíada Internacional de Informática (IOI), sendo quatro o número final de selecionados para a fazer a IOI. Durante os dias em Baku, os participantes também tiveram direito a passeios e descanso.

Talento

Durante sua participação no Talento Metrópole, Frederico Bulhões teve a oportunidade de desenvolver diversos projetos, participar de simpósios e conhecer outros alunos com altas habilidades, além de professores e organizadores.

“É uma experiência ótima para quem participa, e realmente abriu a minha mente a respeito do nosso papel e da universidade com o desenvolvimento da tecnologia”, avalia Frederico.

Além de Frederico Bulhões, mais três brasileiros estavam presentes na Olimpíada. O estudante conta que mantêm contato com todos eles, mesmo depois da competição chegar ao final. “Mantenho contato com todos, os líderes da equipe e com participantes de anos anteriores também, embora estejamos em lugares bem diferentes”, afirma o medalhista.

Formação

Atualmente, Frederico Bulhões cursa bacharelado em ciência da computação na Universidade de São Paulo (USP), no campus do município de São Carlos. Para a carreira do estudante, a conquista na olimpíada é de grande relevância para o currículo.

“Além de ser uma grande conquista pessoal para mim, várias empresas do setor de tecnologia avaliam como algo significativo a experiência em Olimpíadas e Maratonas de Programação”, conta o aluno.

O medalhista afirma que desde pequeno se interessa pela área tecnológica, especialmente pelo campo de computadores, mas apenas teve certeza do que quer fazer quando conversou com pessoas que já trabalhavam na área.

“Por um bom tempo pensei em fazer alguma engenharia, porém minhas experiências positivas com as Olimpíadas de Informática e o convívio com pessoas da área me convenceu a estudar computação”, explica o medalhista.