Aluno do Talento Metrópole é classificado para final da Olimpíada Brasileira de Informática

Gentil Jácome participa do programa em Pau dos Ferros e vai concorrer com estudantes de todo o país
12-09-2019 / ASCOM
Evento Talento Metrópole

Um aluno do Programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que oferece formação específica para jovens com altas habilidades / superdotação, foi classificado entre os finalistas nacionais da 21ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2019). Gentil Jácome Fernandes, 17 anos, residente do município de Pau dos Ferros, foi aprovado para fase final da competição, na qual candidatos de todo país concorrem entre si.

Realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Olimpíada é dividida em duas modalidades: “Iniciação” e “Programação”, tendo Gentil concorrido nesta última. Além disso, a OBI acontece por meio de três etapas: a primeira ocorre em âmbito local e foi aplicada em maio deste ano; a segunda, em nível estadual, foi no mês de agosto; já a terceira e última vai se dar neste mês de setembro.

Além de participar do Talento Metrópole no polo de Pau dos Ferros, tendo ingressado no programa em 2017, Gentil Jácome atualmente cursa o Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde é aluno do curso técnico em informática.

Formação integral

O estudante conta que sempre teve gosto pela área de Tecnologia da Informação (TI) e acredita que os conhecimentos desenvolvidos ao longo de sua participação no Programa Talento Metrópole o ajudaram a obter um melhor desempenho na Olimpíada.

“Antes de entrar no programa, eu não tinha quase nenhum conhecimento a respeito da área da TI. Eu basicamente só sabia formatar PC. Assim que entrei no Talento, comecei a aprender a programar e fui desenvolvendo a lógica. E também acredito que essa convivência diária com a robótica, que o programa oferece, fortalece muito essa parte (lógica) do pensamento”, considera o aluno.

De acordo com o professor Elenilson Vieira, tutor do Talento Metrópole em Pau dos Ferros, apesar de o programa não estar voltado diretamente para informática, são realizadas atividades que proporcionam uma formação integral ao aluno.

“As atividades do Talento aqui em Pau dos Ferros são mais focadas na área de robótica. No entanto, a formação oferecida aos nossos alunos é integral, considerando desde o aspecto individual, até a capacidade de organização e estratégias de aprendizado e, por fim, atividades de programação de robores, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Dessa forma, muitos dos pontos trabalhados ao longo das atividades são aplicáveis às Olimpíadas de Informática e isso contribuiu para um melhor desempenho de Gentil”, aponta o professor.

OBI

Organizada nos moldes das demais olimpíadas científicas brasileiras, como a de Matemática, Astronomia e Física, a OBI se trata de uma competição anual voltada a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, e que tem por objetivo estimular o interesse pela ciência da Computação. A competição é organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e oferece aos melhores colocados de cada modalidade medalhas de ouro, prata e bronze.