IMD realiza evento de boas-vindas para os novos alunos Talento Metrópole

Encontro aconteceu ontem (12) na sede do IMD. Programa recebe 15 novos alunos neste semestre
13-09-2019 / ASCOM
Evento Talento Metrópole

Com o intuito de acolher os novos alunos do programa Talento Metrópole, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou, nesta quinta-feira (12), uma conferência de abertura para receber crianças e jovens com altas habilidades/superdotação que participarão do programa a partir deste semestre. O evento foi conduzido pela coordenadora geral do projeto, Izabel Hazin, e pelo professor e coordenador de ensino Daniel Sabino.

Ao todo, são dez novos ingressantes de Natal e cinco de Pau dos Ferros. Apesar dos estudantes pau-ferrenses não estarem presentes fisicamente no encontro, o evento realizou transmissão ao vivo pela internet para que os novos alunos pudessem acompanhar parte da abertura.

O objetivo principal da conferência foi mostrar como funciona o programa Talento Metrópole – iniciativa que atua no ensino de jovens com altas habilidades em tecnologia da informação (TI) – abordando, para isso, a missão, objetivos e os desafios de levar conhecimento de maneira leve e diferenciada para os novos alunos.

No evento, estavam presentes os pais dos novos estudantes, professores do IMD e os responsáveis que administram o programa. Com a sala lotada, houve interação, comentários e perguntas entre o público e os palestrantes.

Boas-vindas

O coordenador Daniel Sabino desejou boas-vindas aos estudantes e comentou a importância do programa para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

“O programa tem natureza inovadora, traz jovens que são do ensino fundamental ou médio para integração dentro da UFRN. Nossa missão é extrair o potencial que toda universidade pode oferecer para eles e desenvolver o talento que se tem na tecnologia da informação”, afirma Daniel.

Além disso, o professor explicou o motivo do programa ser tão representativo para o Instituto Metrópole Digital. “Trata-se de uma das inciativas mais ousadas e que se integra em um dos objetivos do IMD – que é construir um polo de tecnologia da informação no Estado. E, para isso, o instituto investe fortemente na formação de recursos humanos e na construção de empresas, sendo essencial o investimento na busca e formação de talentos”, disse.

A coordenadora geral, Izabel Hazin, comentou sobre os resultados expressivos que o programa traz para vida dos jovens que participam, que só é possível devido a estrutura que é disponível para os alunos.

“Estamos dentro de uma grande estrutura, que vai desde do Talento Metrópole até a pós-graduação. Então, toda essa interação entre níveis diferentes de formação, cursos de pós-graduação, laboratórios, incubadora entre outros proporciona ferramentas para projeto”, afirma Izabel.

Além da apresentação do professor Daniel Sabino e da coordenadora do programa Izabel Hazin, o evento contou com a palestra “Criatividade e Inovação”, com a pesquisadora do Instituto do Cérebro e neurogeneticista Daiane Golbert.

Durante a palestra, a pesquisadora trouxe conceitos sobre criatividade e explicou como lidar com essa característica no indivíduo, para que seja desenvolvida ou intensificada. O tema escolhido foi pensado diretamente para os novos alunos do programa, pois representa um aspecto forte entre os jovens ingressantes e que precisa ser sempre desenvolvida e trabalhada durante atividades.

“A criatividade é a capacidade de articular ideias. Não precisa ser grandes descobertas e pode existir em vários aspectos: tecnológicos, performance acadêmica ou expressão artística. Criatividade é algo simples e que traz grande diferença, pois é útil”, disse Daiane.