Programa Centelha tem inscrições abertas até 14 de outubro

A iniciativa oferece suporte financeiro de R$ 53 mil a projetos de tecnologia
27-09-2019 / ASCOM
Tecnologia Inscrições

O Programa Centelha – iniciativa nacional que tem como principal intuito investir em ideias inovadoras e oferecer capacitação e suporte financeiro de R$ 53 mil a projetos de tecnologia – está com inscrições abertas até o dia 14 de outubro.

O programa, direcionado a startups, estudantes e demais empresas de tecnologia, foi apresentado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) na última quarta-feira (25).

O encontro foi conduzido pela consultora Etelvina Glaê, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), e contou com a participação de estudantes de tecnologia da informação (TI) e professores do IMD.

Na ocasião, foi apresentado o edital e explicado todo o funcionamento do programa. Além disso, o evento serviu para estudantes de tecnologia tirarem dúvidas sobre as etapas e benefícios da iniciativa.

Programa Centelha

O programa tem o propósito de estimular a criação de ideias inovadoras e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Para isso, o Centelha visa atingir estudantes, empreendedores e startups que desejam fazer diferença no mercado atual.

Para isso, o edital selecionará os 15 melhores projetos de tecnologia, que deverão, de acordo com o edital, atender a uma série de quesitos e trabalhar em áreas específicas do mercado.

A chamada pública vai destinar um capital de R$ 800 mil ao todo, sendo R$ 600 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e R$ 200 mil do Sebrae-RN.

Além disso, o programa oferece outros benefícios, como capacitações para alavancar negócios, serviços de parceiros, acesso a incubadoras e a potenciais investidores, ampliação de networking e divulgação da empresa.

O Edital Centelha é promovido pela Finep e executado pelo Sebrae, tendo como executores a Fapern, Fiern e o Parque Tecnológico Metrópole Digital. A operacionalização é da Fundação Certi, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais e Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No dia 12 deste mês, o Parque Tecnológico marcou presença no evento de lançamento que abriu inscrições do edital para o Rio Grande do Norte.