Artigo de pesquisadores do Smart Metropolis recebe destaque em fórum de pesquisa aeroespacial

Projeto Aeronave de Defesa Social recebeu o título de trabalho “Destaque” em evento da FAB
08-10-2019 / ASCOM
Evento Premiação

Um artigo científico realizado por pesquisadores vinculados ao Projeto Smart Metropolis, iniciativa desenvolvida no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu destaque na 9ª edição do Fórum de Pesquisa e Inovação (Fopi), evento voltado à pesquisa aeroespacial e realizado entre os dias 25 e 27 de setembro no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado na cidade de Parnamirim (RN). 

O artigo intitulado Projeto aerodinâmico de VANT de vigilância AEDES foi classificado como um dos quatro melhores trabalhos apresentados durante o evento, que é realizado anualmente pela Força Aérea Brasileira. 

Pesquisa 

Desenvolvida entre os meses de maio e agosto deste ano, a pesquisa que resultou no artigo se trata de um projeto aerodinâmico de uma Aeronave de Defesa Social (AEDES), com foco na criação de um perfil de asa que atende a demandas necessárias para sua operação, sobretudo no que se refere a segurança, autonomia e estabilidade. A AEDES se configura em um drone, equipado com câmera e feito com objetivo de contribuir para atividades de vigilância, visando à segurança pública. 

Concorrendo com 27 trabalhos oriundos de várias universidades brasileiras, a pesquisa vinculada ao Smart Metrópolis recebeu o título de “Destaque” no evento, que abordava como tema central “Novos atores e Cenários em Operações Aeroespaciais”, estando a pesquisa submetida no eixo temático de “Inovação Aeroespacial”. 

Interdisciplinar, o artigo foi realizado pelos graduandos em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Gabriel Seabra, Lucas Carvalho e Gabriel Pereira, e pelo doutorando na mesma área Alysson Lucena. Os alunos receberam a orientação do professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) Julio Melo, do docente do Departamento de Design Dino Lincoln Figueirôa e do professor Julio Rezende, vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção (DEP). 

Objetivo 

Um dos orientadores do artigo, o professor Dino Lincoln explica que o objetivo da pesquisa foi “otimizar as características de operação da aeronave em termos de sua performance aerodinâmica”. Para isso, a equipe buscou desenvolver um perfil de aeronave que possuísse boa eficiência energética, diminuindo o consumo de baterias e aumentando a autonomia de voo. 

Além disso, o grupo também buscou elaborar um modelo de aeronave que oferecesse estabilidade de voo e uma estrutura rígida, o que influência diretamente na segurança da operação, reduzindo as chances de falhas mecânicas e quedas. 

Cidades Inteligentes 

O docente ainda explica que os primeiros “passos” de definição da pesquisa voltaram-se aos testes de voo e execução do projeto, que está inserido dentro do contexto das Cidades Inteligentes. “Neste projeto foi desenvolvido, inicialmente, um drone responsável por vigiar e patrulhar o campus da UFRN, agindo em conjunto com os vigilantes da Universidade e auxiliando diretamente na segurança dos alunos que por aqui trafegam”, destaca o professor.

Na edição de 2018 do Fopi, a proposta do projeto AEDES foi apresentada e premiada como melhor trabalho do evento. Neste ano, o reconhecimento como artigo “Destaque” é analisado pelo professor Dino como um “resultado extremamente positivo, fruto do desenvolvimento tecnológico feito no Smart Metrópolis”. 

“O desdobramento do projeto apresentado neste ano mostra que estamos no caminho certo tanto com a Universidade, enquanto geradora de conhecimento, como com o desenvolvimento tecnológico, que dá retorno para sociedade, o que nesse caso se traduz em um conceito novo de aeronave de vigilância que denominamos de AEDES. Então, essa premiação mostra que a continuidade do projeto está no caminho certo”, avalia o orientador.