Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação realiza seu primeiro simpósio

Evento acontece nos dias 17 e 18 e está inserido na programação geral do 5º Workshop nPITI
14-10-2019 / ASCOM
Evento nPITI

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), unidade laboratorial do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realiza, entre os dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), o seu primeiro simpósio, evento que tem por objetivo divulgar e discutir as pesquisas e inovações na área de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvidas pelos pesquisadores do núcleo.

Reunindo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, o evento, intitulado I Simpósio do nPITI, é aberto à comunidade acadêmica e demais interessados, sem necessidade de inscrições prévias, acontecendo de forma associada ao 5º Workshop do nPITI, evento realizado anualmente pelo núcleo.

As atividades do Simpósio serão realizadas na sede núcleo (localizado próximo ao Departamento de Engenharia da Computação e Automação – DCA) e dividem-se em quatro sessões de apresentação técnica. Alguns dos temas da programação são: “Modelo Analítico de Performance para Aplicações Paralelas”, “Sistema para Seleção dos Ossos em Imagens Radiográficas na Identificação da Idade Óssea”, “NeoUTI: Sistema de monitoramento de UTI neonatal”, entre outros temas.

Primeira edição

De acordo com o vice-coordenador do nPITI, professor Pablo Javier Alsina, a primeira edição do simpósio foi idealizada nos moldes de um fórum cujo intuito é apresentar à sociedade os resultados obtidos na área de TI pelos laboratórios que compõem o núcleo. Além disso, ele destaca que o evento dispõe de um ambiente adequado para discussão a respeito do que foi desenvolvido.

“Esse é também um momento para compartilhamento de resultados entre os pesquisadores do núcleo, de modo a fomentar novas colaborações e pesquisas conjuntas, que possam resultar em potenciais produtos de hardware e software a serem colocados no mercado por empresas da área”, destaca o vice-coordenador.

5º Workshop nPITI

Realizado entre os dias 16 e 18 deste mês, o 5º Workshop nPITI contará com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite. Aberto à comunidade acadêmica interna e externa, o evento destina-se prioritariamente, no entanto, aos alunos de graduação e pós-graduação do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), engenharias e cursos técnicos oferecidos pelo IMD.

As inscrições para participar do workshop são gratuitas e seguem abertas até amanhã (15). Os interessados em participar devem inscrever-se no site do evento, disponível neste link.

Para mais informações, acesse o seguinte endereço eletrônico.