Pesquisa do Smart Metropolis recebe prêmio de melhor artigo em evento internacional

Trabalho foi reconhecido na 5ª Conferência Internacional IEEE de Cidades Inteligentes, no Marrocos
21-10-2019 / ASCOM
Smart Metropolis Premiação

Uma pesquisa realizada no âmbito do Projeto Smart Metropolis, iniciativa vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu na semana passada destaque internacional ao ser premiada como best paper apresentado na 5ª Conferência Internacional IEEE de Cidades Inteligentes (ISC2 2019). O evento tem abrangência global e reúne pesquisadores profissionais do mundo inteiro, com o intuito de discutir temas relativos às cidades inteligentes.

A pesquisa, apresentada no formato de artigo científico, intitula-se Orthus: a Blockchain Plataform for Samrt Cities (Orthus: uma plataforma Blockchain para cidades inteligentes) e foi classificada como o melhor trabalho exposto durante a conferência, que aconteceu entre os dias 14 e 17 deste mês, na cidade de Casablanca, no Marrocos. A conferência recebeu mais de 60 trabalhos oriundos de 20 países diferentes.

Dissertação de mestrado

Desenvolvida a partir da dissertação de mestrado em Sistemas e Computação do discente Stefano Loss, um dos autores do artigo, a pesquisa apresentada reporta uma plataforma desenvolvida com base na blockchain (tecnologia de registro de informações que funciona como uma rede blocos encadeados) e sua aplicabilidade no contexto das cidades inteligentes e seus aspectos.

Além de Stefano a pesquisa também foi realizada pelo graduando em Engenharia da Computação João Marcos Araújo e recebeu a orientação dos professores do IMD Frederico Araújo da Silva Lopes e Nélio Cacho, coordenador e vice-coordenador do Projeto Smart Matropolis, respectivamente.

O trabalho foi apresentado pelo professor Frederico Lopes, que representou a equipe na conferência. Além da pesquisa premiada, o Projeto Smart Metropolis ainda teve três artigos aceitos para exposição nessa mesma conferência.

Outras premiações

Não é a primeira vez que o Smart Metropolis é premiado no evento. Em 2017, o artigo Towards an Architecture for Smart Garbage Collection in Urban Settings recebeu prêmio de best paper na 3ª Conferência Internacional IEEE de Cidades Inteligentes (ISC2 2019), que aconteceu em Wuxi, China.

Na ocasião, o professor Nélio Cacho apresentou uma pesquisa que propunha uma arquitetura para simulação e implementação de algoritmos de geração de rotas, propondo um desafio aos modelos tradicionais ao fazer melhor uso das tecnologias disponíveis atualmente.

Sobre a conferência

A 5ª Conferência Internacional IEEE de Cidades Inteligentes trata-se de um evento cujo objetivo é discutir, por meio de palestras plenárias, sessões técnicas, tutoriais, oficinas e exposições, temas que permeiam o contexto do desenvolvimento de soluções no âmbito dessa temática.

O evento é realizado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), considerado uma das maiores organizações dessa área no mundo. Além de promover a conferência anualmente, o IEEE também possui uma comunidade de Smart Cities, sendo Natal uma das cidades associadas.