22 out 2019/ ASCOM

IMD abre seleção de acesso direto no BTI para concluintes dos Cursos Técnicos

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), abrirá processo seletivo para ingresso no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) por alunos concluintes dos Cursos Técnicos do IMD. A seleção promoverá o acesso direto dos estudantes de nível técnico à graduação em TI, não sendo necessário o cadastramento destes no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (ENEM/2019).

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 04 a 14 de novembro, na Secretaria de Cursos Técnicos do Instituto (Sala B117). No ato da inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos: formulário do Anexo I (presente no edital), cópias da identidade e Cadastro da Pessoa Física (CPF) e uma procuração pública autenticada caso seja necessário.

Ao total, são ofertadas 20 vagas, sendo 10 destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Desse número, cinco são reservadas para candidatos que possuírem renda familiar per capta menor ou igual a 1,5 do salário-mínimo e, as outras cinco vagas, para estudantes com renda maior que 1,5 do salário-mínimo. Além disso, há vagas específicas para alunos declarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro, nos sites do IMD e da PROGRAD, e o ingresso do curso será no primeiro período letivo de 2020.

Processo Seletivo

A seleção ocorrerá de acordo com a Nota de Classificação (NC) do candidato, dada pela média ponderada das notas das disciplinas do módulo básico, intermediário (caso se aplique) e avançado dos cursos técnicos - contando com duas casas decimais para classificação. O peso do cálculo será estimado de acordo com a carga horária de cada disciplina.

Serão habilitados apenas candidatos com nota de classificação maior ou igual a 7,0 e com média individual igual de todas disciplinas maior ou igual a 5,0. Desse modo, os estudantes serão classificados por ordem decrescente da nota de classificação e de acordo com os critérios de desempate, que são: discentes com data de conclusão do módulo integrador mais antiga e com maior idade.

O cadastramento dos candidatos selecionados no processo seletivo acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro e, caso existam vagas não ocupadas, haverá uma segunda chamada no dia 18 de dezembro. Para o cadastramento, os estudantes aprovados deverão entregar uma série de documentos indicados no certame.